Política

Anchieta diz que vai apurar caso de suborno admitido pela Dallas Airmotive

Ex-governador disse repudiar “qualquer postura dessa natureza e que vai apurar todos os fatos”

O ex-governador Anchieta Júnior (PSDB) se pronunciou na manhã desta sexta-feira, dia 12, sobre o caso da empresa americana de aviação Dallas Airmotive, que admitiu publicamente ter subornado servidores do Governo de Roraima. Por meio de nota, enviada à imprensa, Anchieta disse repudiar “qualquer postura dessa natureza e que vai apurar todos os fatos”.
Ele informou estar à disposição de todos os órgãos envolvidos para qualquer tipo de esclarecimento e, caso se confirme qualquer envolvimento de servidores públicos do Governo de Roraima, “que sejam punidos com os rigores da lei”. A empresa atua no ramo de manutenção e reparo de motores e teria dado depoimento ao Governo dos EUA (Estados Unidos da América) informando ter pago propina também a agentes da FAB (Força Aérea Brasileira) e a servidores do gabinete do então governador Anchieta, entre os anos de 2008 e 2012, com o objetivo de manter seus contratos. Esses pagamentos eram feitos por  meio de empresas de fachada, a terceiros e ainda com oferecimento de presentes como viagens.
Como a legislação americana pune a prática de corrupção no exterior, a Dallas Airmotive confessou o crime e pagou multa de 14 milhões de dólares como um acordo firmado com o Governo americano. Anchieta informou que na gestão dele foi feita concorrência pública de alcance internacional para eleger a empresa que, vencedora do pleito licitatório, passaria a fazer a manutenção das turbinas da aeronave Lear Jet 55, de propriedade do governo estadual. A Dallas Airmotive venceu o processo licitatório.
O acordo entre o Governo Americano e a Dallas foi publicado na terça-feira, dia 09, pelo Departamento de Justiça, relatando ainda pagamentos de propina em outros países como Peru e Argentina. À imprensa nacional, a FAB informou que abriu processo para apurar a participação de funcionários.