A Câmara Municipal de Boa Vista vai empossar, nesta quarta-feira (1º), os 23 vereadores eleitos, o prefeito reeleito Arthur Henrique (MDB) e o vice-prefeito eleito Marcelo Zeitoune (PL) para o quadriênio 2025-2028. A cerimônia vai iniciar às 18h30, no Teatro Municipal de Boa Vista, e também terá a escolha dos parlamentares que irão compor a mesa diretora para o biênio 2025-2026.
O evento será presidido inicialmente pelo vereador mais idoso da nova legislatura, Manoel Neves (Republicanos), de 60 anos, que deve nomear a vereadora eleita Bárbara Falcão (Progressistas) como secretária ad hoc para auxiliá-lo nos trabalhos.
Eles vão ser responsáveis por chamar cada parlamentar eleito para se dirigir ao púlpito para fazer o juramento e assinar o termo de posse. A sessão será suspensa para a formação das chapas que vão concorrer à mesa diretora. Depois, cada um dos 23 vereadores será chamado por ordem alfabética para anunciar abertamente o voto.
Ao final, Manoel Neves irá proclamar a eleição da nova mesa diretora, composta por presidente, primeiro e segundo vice-presidentes, e primeiro, segundo e terceiro-secretários. O grupo eleito será o responsável por empossar prefeito e vice-prefeito de Boa Vista, os quais também irão fazer o juramento e assinar o livro de posse. Ao final, Arthur Henrique fará um discurso.
Genilson Costa e Aline Rezende disputam presidência
O atual presidente da Câmara, vereador Genilson Costa (Republicanos), é o candidato a presidente favorito a vencer a eleição, com o apoio do governador Antonio Denarium (Progressistas) e do senador Mecias de Jesus (Republicanos). Costa deve reunir, em uma chapa mista, aliados do Governo e da Prefeitura Boa Vista.
Por outro lado, a vereadora Aline Rezende, do mesmo partido de Denarium, é a candidata a presidente com apoio de Arthur Henrique. Os outros integrantes da chapa encabeçada pela atual primeira-secretária da Casa serão: primeiro-vice-presidente Vavá do Thianguá (MDB), segundo-vice-presidente Roberto Franco (DC), primeiro-secretário Bruno Perez (MDB), segundo-secretário Pastor Gill (Podemos) e terceiro-secretário Adjalma Gonçalves (Podemos).