Política

Aprovado projeto que isenta ICMS a apoiadores de ações culturais

Entre os benefícios concedidos, estão os voltados a pessoas físicas e jurídicas, domiciliadas há, pelo menos, dois anos no Estado

Ter até 100% do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) de contribuintes apoiadores da cultura em Roraima aplicados em ações culturais é a proposta do Projeto de Lei (PL) 261/2021, do Governo do Estado, aprovado com 18 votos na sessão ordinária desta quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa.

A proposta é incentivar e facilitar o acesso da comunidade aos bens, manifestações culturais e estimular o desenvolvimento socioeconômico pela disciplina a concessão de incentivos fiscais à realização de projetos culturais.

Entre os benefícios concedidos, estão os voltados a pessoas físicas e jurídicas, domiciliadas há, pelo menos, dois anos no Estado. Os interessados só serão beneficiados em até dois projetos por ano. O projeto permite ainda a concessão do “Selo Amigos da Cultura” aos incentivadores e apoiadores financeiros culturais.

Na sessão, a deputada Betânia Almeida (PV) agradeceu o apoio dos parlamentares. Ela apresentou emenda para ampliar o acesso à legislação a todos os ramos da música. “Projeto importante para cultura do Estado de Roraima”, destacou.

“Quero parabenizar a deputada Betânia que apresentou uma emenda para contemplar todos os músicos”, afirmou o deputado Jeferson Alves (PTB). 

A deputada Catarina Guerra (SD) agradeceu ao Governo do Estado pela sensibilidade da proposta para os artistas e produtores artísticos. Lenir Rodrigues (Cidadania) ressaltou os benefícios da cultura. “Gera renda, gera prazer, gera saúde”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.