Bancada feminina da Câmara cresce 75%; Mãe de deputada é a mais votada

Três delas são do Progressistas, uma do Republicanos, uma do Podemos, uma do PSD e uma do PDT

Bancada feminina da Câmara cresce 75%; Mãe de deputada é a mais votada

Sete mulheres vereadoras foram eleitas vereadoras de Boa Vista para representar mais de 470 mil habitantes da cidade entre 2025 e 2028. O resultado divulgado nesse domingo (6) revela um crescimento de 75% da bancada feminina, que hoje é formada por quatro parlamentares. Três delas são do Progressistas, o partido do governador Antonio Denarium, uma do Republicanos, uma do Podemos, uma do PSD e uma do PDT, sigla ligada ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Leia os perfis:

Walkiria Ribeiro (Republicanos) – 3275 votos

A vereadora eleita Walkiria Ribeiro (Foto: Arquivo pessoal)

Walkiria Ribeiro dos Reis nasceu em Barra do Corda (MA), no dia 20 de novembro de 1968, e mora em Boa Vista desde os 15 anos de idade. Casada e mãe de quatro filhas – incluindo a deputada estadual Tayla Peres (Republicanos) -, é formada em Gestão Pública e atualmente cursa Psicologia. Eleita para o primeiro mandato, Walkiria deseja trabalhar pelos bairros mais afastados de Boa Vista, buscando melhorias que atendam diretamente a população. Entre suas prioridades, estão a ampliação dos serviços de saúde, a melhoria da infraestrutura de ruas e calçadas, o incentivo à geração de empregos por meio de cursos de capacitação, a promoção da inclusão social e a atenção especial a crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Bárbara Falcão (Progressistas) – 3254 votos

Bárbara Falcão (Foto: Reprodução)

Barbara Ribeiro Falcão nasceu em Boa Vista, no dia 31 de março de 1986. É casada, mãe de um filho e formada em Publicidade/Marketing. Começou a trabalhar aos 17 anos, na TV Ativa e depois trabalhou na TV da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde conheceu a deputada estadual Angela Águida Portella (Progressistas), que a convidou a fazer parte da equipe. Há 12 anos, atua em inúmeros projetos sociais da parlamentar e foi essa experiência que a levou a ser candidata. Suas principais bandeiras defendidas são as causas relativas às necessidades das mães atípicas, crianças, mulheres e Educação.

Aline Rezende (Progressistas) – 2779 votos

A vereadora Aline Rezende (Foto: Divulgação)

Atual primeira-secretária da Câmara Municipal, Aline Maria de Menezes Rezende Chagas nasceu em Boa Vista, no dia 9 de novembro de 1979. É oriunda de uma família pioneira da cidade. É mãe de três filhos, avó e casada com o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB). É formada em Direito. Na juventude, foi Miss Roraima, Miss Brasil das Américas, Miss América Latina e segunda colocada no Miss Universo Brasil. Em 2012, foi eleita vereadora pela primeira vez com 2.570 votos, tendo sido reeleita três vezes. É autora de mais de oito mil indicações para melhorar Boa Vista. Na Câmara, também foi vice-presidente da mesa diretora. Por mais de um ano, se afastou para ser secretária estadual de Gestão Estratégica e Administração. Em 2022, foi eleita suplente do senador Dr. Hiran (Progressistas), que obteve 118.760 votos.

Tuti Lopes (Podemos) – 2704 votos

A vereadora Tuti Lopes é a autora do projeto que cria o bairro Monte Cristo (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

Maria Inês Maturano Lopes nasceu em Boa Vista, no dia 13 de janeiro de 1984. Foi casada com o hoje deputado estadual Armando Neto (PL), com quem tem um filho. Atualmente, está divorciada. É filha do ex-deputado federal Édio Lopes. Formada em Direito, é advogada. Em 2020, foi eleita vereadora pela primeira vez com 1.363 votos e se dedicou a exercer um mandato participativo onde as demandas da sociedade nortearam suas ações. No meio do mandato, descobriu um câncer nos ovários que a deixou meses afastada das funções. É autora de 17 leis municipais que beneficiam mulheres, pessoas com deficiência, estudantes, categorias profissionais, Esporte, Educação e Saúde. Reeleita, Tuti quer continuar seu trabalho norteada pelas necessidades da população.

Carol Dantas (PSD) – 2647 votos

A empresária Carol Dantas (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Anne Caroliny Dantas Pereira nasceu 10 de junho de 1989, em Pombal (PB). Mora desde 2005 em Boa Vista. É empresária e está solteira. Na Câmara, promete defender bandeiras como Empreendedorismo, Esporte, Cultura e Entretenimento.

Pastora Carla Messias (Progressistas) – 2432 votos

Pastora Carla Messias (Foto: Divulgação)

Carla Demetrio Martins Matos Messias nasceu em Cabo Frio (RJ), no dia 21 de dezembro de 1980. É casada, mãe de quatro filhos e avó de dois netos. É pastora quadrangular e desde 2018 é a coordenadora estadual de mulheres da Igreja Quadrangular. Também dedica-se na área social, atuando por meio de projetos que dão atendimento médico, psicológico, atendimento para crianças autistas, tratamento odontológico e fisioterapia para os cidadãos de maneira voluntária. Também atua há 13 anos no Projeto Resgatando Vidas, uma casa de recuperação de dependentes químicos que surgiu em uma célula. Suas bandeiras são: atendimento digno para as crianças autistas; ⁠valorização da vida e da saúde mental; e recuperação de dependentes químicos.

Jeu Nunes (PDT) – 2017 votos

Jeusivania Pereira Nunes (Foto: Divulgação)

Jeusivania Pereira Nunes nasceu em João Lisboa (MA), no dia 13 de abril de 1987. Mora em Roraima há mais de três décadas. Cresceu em uma família humilde, onde aprendeu desde cedo o valor do esforço e da educação. É formada em Serviço Social e Direito. Trabalha em projetos sociais como “Faça e Seja Feliz” e “Pequeno Aprendiz”. Como assistente social, coordenou o projeto “Saúde Itinerante”.