Boa Vista é a única capital com mais candidatos a prefeito que a vice-prefeito

Situação ocorre por causa da briga judicial entre dois candidatos do União Brasil para ser o único nome do partido no pleito

Arthur Henrique, Catarina Guerra, Lincoln Freire, Mauro Nakashima e Nicoletti (Fotos: Nilzete Franco e Lucas Luckezie/FolhaBV)
Arthur Henrique, Catarina Guerra, Lincoln Freire, Mauro Nakashima e Nicoletti (Fotos: Nilzete Franco e Lucas Luckezie/FolhaBV)

Boa Vista é a única capital do Brasil com candidatos a prefeito do que para vice-prefeito nas eleições municipais de 2024: são cinco nomes para a Prefeitura e quatro para a vice. A situação ocorre por causa da briga judicial entre dois candidatos do União Brasil para ser o único nome do partido no pleito (confira as quantidades de candidatos em cada capital ao fim do texto).

O deputado federal Nicoletti e a deputada estadual Catarina Guerra, apoiada pelo grupo do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), protagonizam a briga interna. Enquanto isso, o candidato a vice-prefeito da sigla, o ex-deputado estadual Sargento Damosiel (PDT), aguarda a definição sobre quem vai liderar a chapa.

A disputa chegou à Justiça Eleitoral após a parlamentar questionar a validade da convenção que confirmou, por 11 votos a seis, o colega de sigla como o candidato único. Enquanto Nicoletti, que até então presidia o diretório municipal, defende a legalidade de todos os atos, Catarina acusa a direção local de descumprir diretrizes e normas da comissão executiva nacional que a reconhecia como o único nome viável para concorrer ao pleito, e aponta supostas ilegalidades na reunião, como votos inválidos para o rival.

Os questionamentos levaram a comissão nacional do União Brasil a afastar Nicoletti do cargo de presidente municipal por 180 dias, colocando Catarina entre os membros interventores. Em meio a isso, a deputada e o deputado trocaram pedidos de impugnação de seus registros de candidatura.

A Justiça Eleitoral autorizou, liminarmente, que a parlamentar pode continuar como candidata e ainda a participar do horário eleitoral. Nicoletti, que ainda segue candidato, tentou derrubar a decisão legalmente, mas teve o pedido indeferido. Até 16 de setembro, a Justiça vai decidir definitivamente sobre o imbróglio.

Também concorrem à Prefeitura de Boa Vista: o prefeito Arthur Henrique (MDB), na disputa pela reeleição, o dentista Lincoln Freire (Psol), e o arquiteto Mauro Nakashima (PV). Respectivamente, os candidatos a vice-prefeito são: Marcelo Zeitoune (PL), Yano Rodrigues (Rede) e Nivalda Cardoso (PV).

CapitalPrefeitoVice-prefeito
Boa Vista (RR)54
Aracaju (SE)88
Belém (PA)99
Belo Horizonte (MG)1010
Campo Grande (MS)88
Cuiabá (MT)44
Curitiba (PR)1010
Brasília (DF) (não tem prefeito e vice)
Florianópolis (SC)99
Fortaleza (CE)99
Goiânia (GO)77
João Pessoa (PB)66
Macapá (AP)88
Maceió (AL)66
Manaus (AM)77
Natal (RN)66
Palmas (TO)44
Porto Alegre (RS)88
Porto Velho (RO)77
Recife88
Rio Branco (AC)44
Rio de Janeiro (RJ)99
Salvador (BA)77
São Luís (MA)88
São Paulo (SP)1010
Teresina (PI)99
Vitória (ES)66

Leia a Folha Impressa de hoje