Boa Vista encerra período de convenções com 4 candidatos a prefeito; Catarina fica fora

Prazo para realizar os eventos encerrou sem uma candidatura oficial apoiada pelo grupo político do governador Antonio Denarium

Arthur Henrique, Lincoln Freire, Mauro Nakashima e Nicoletti (Fotos: Nilzete Franco e Lucas Luckezie/FolhaBV)
Arthur Henrique, Lincoln Freire, Mauro Nakashima e Nicoletti (Fotos: Nilzete Franco e Lucas Luckezie/FolhaBV)

Terminou, nesta segunda-feira (5), o prazo para os partidos políticos realizarem as convenções, os eventos que oficializam pré-candidatos como candidatos nas eleições municipais. Boa Vista, capital de Roraima, tem quatro postulantes à Prefeitura (confira os perfis ao final da reportagem).

Os candidatos são: o prefeito Arthur Henrique (MDB), na disputa pela reeleição, o dentista Lincoln Freire (Psol), o arquiteto Mauro Nakashima (PV) e o deputado federal Nicoletti (União Brasil). Os partidos têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto. O primeiro turno está marcado para 6 de outubro.

O prazo das convenções encerrou sem uma candidatura oficial apoiada pelo grupo político do governador Antonio Denarium (Progressistas). A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil), que tem o apoio governista, perdeu a disputa interna para Nicoletti em convenção antecipada. Insatisfeita, a parlamentar prometeu acionar a Justiça para anular o evento.

Enquanto isso, seus aliados articulam politicamente com a direção nacional do União Brasil para dissolver o nome de Nicoletti e colocá-la no “páreo”. O presidente nacional da sigla, Antônio de Rueda, convocou uma reunião extraordinária para a tarde desta terça-feira (6) para discutir uma possível anulação da convenção municipal de Boa Vista. Na semana passada, a direção nacional do União Brasil confirmou que a candidatura de Catarina Guerra possui viabilidade mínima.

Arthur Henrique

O prefeito Arthur Henrique é confirmado como candidato a reeleição em convenção do MDB (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Arthur Henrique Brandão Machado nasceu em 19 de agosto de 1981, em Boa Vista. É casado com a secretária municipal de Gestão Social, Nathália Cortez, e pai de quatro filhas. Ele começou sua carreira na iniciativa privada, tendo trabalhado em duas gigantes multinacionais: a Siemens e o Capgemini. Foi secretário municipal de Inclusão Digital (2013-2019) e de Educação e Cultura (2019-2020) na gestão da ex-prefeita Teresa Surita. Dela, foi vice-prefeito (2017-2020) eleito para seu primeiro cargo eletivo, com 121.148 votos (79,39%) concedidos à chapa.

Arthur Henrique foi eleito, em 2020, prefeito de Boa Vista pela primeira vez com 116.792 votos (ou 85,36%, sendo o gestor mais bem votado entre as capitais brasileiras naquele ano). Em 2023, foi o mais bem avaliado prefeito de capital no Brasil em 2023, com 91,7% de aprovação.

Durante o mandato, Arthur Henrique comandou políticas públicas de destaque a nível nacional, como o programa Família Que Acolhe, avaliado por instituições nacionais e internacionais como referência no desenvolvimento da primeira infância. Sua gestão prioriza investimentos em áreas como Social, Educação, Saúde, Infraestrutura, Urbanismo, Segurança e Empreendedorismo.

Tem o tenente-coronel do Exército Brasileiro e médico Marcelo Zeitoune (PL), 55, como candidato a vice-prefeito, e conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), da ex-prefeita Teresa Surita e do ex-senador Romero Jucá. Esta será a sua terceira eleição da vida.

Lincoln Freire

O candidato a prefeito pelo Psol, Lincoln Freire, durante convenção da federação Psol-Rede (Foto: Lucas Luckezie/FolhaBV)

Lincoln Almeida Freire nasceu em Crateús (CE) no dia 22 de setembro de 1972 e vive em Roraima há 24 anos. Casado há 23 anos e pai de uma filha, é graduado em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pós-graduado em Ortodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RR) e em Pastorais Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Foi membro da diretoria do Sindicato dos Odontologistas de Roraima, conselheiro estadual de Saúde Estadual e co-fundador da Cáritas Diocesana de Roraima, e é ex-oficial primeiro-tenente dentista temporário da Aeronáutica.

Atualmente, é membro voluntário do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, membro licenciado momentaneamente do Conselho Nacional de Leigas e Leigos em Roraima, membro voluntário das pastorais sociais da Diocese de Roraima e secretário do Meio Ambiente do Psol-RR. Ativista socioambiental e escritor, é autor do livro “É Hora de Dormir, Filha! Conta uma História, Papai!”.

Freire disputará pela primeira vez uma eleição e tem como candidato a vice-prefeito o gestor público Yano Rodrigues (Rede), 23. A chapa tem o apoio de políticas nacionais, como a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), ex-deputada federal Joenia Wapichana, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ambas filiadas à Rede.

Mauro Nakashima

O candidato a prefeito de Boa Vista pelo PV, Mauro Nakashima, em entrevista coletiva (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mauro Nakashima de Melo nasceu em São Paulo, em 4 de fevereiro de 1982. Com apenas três meses de vida, o pai José Pereira de Melo Neto, médico, e a mãe Terezinha Nakashima de Melo, dona de casa, o trouxeram para Roraima, juntamente com três irmãos e uma irmã.

Ele estudou em escolas de Boa Vista, incluindo o Centro Educacional Macunaíma, as escolas estaduais Oswaldo Cruz e Gonçalves Dias, e a antiga Escola Técnica de Roraima (atual IFRR – Instituto Federal de Roraima). É formado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB). Em 2008, decidiu estudar em Sydney, na Austrália.

Em 2015, após terminar uma especialização em Gestão Estratégica de Empresas nas áreas de Negócios Imobiliários e Construção Civil, passou a se dedicar a projetos de comunidades planejadas e desenvolvimento imobiliário.

Nakashima trabalhou como arquiteto nos setores público e privado, foi bancário e professor universitário. Dos destaques da carreira profissional, estão passagens pelo Governo do Acre, pelo Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan/UnB), pela Secretaria Estadual de Infraestrutura de Roraima (Seinf-RR), pelo Operacional Sipe (SP) e pela Level 5 Design (Austrália).

Após viver fora do Brasil, retornou ao País em 2021. Atualmente, é casado e pai de um filho. A eleição de 2024 será a primeira de sua vida. Tem a contadora aposentada Nivalda Cardoso (PV), 62, como candidata a vice-prefeita. A chapa não possui apoios de políticos com mandato, mas conta com em sua base com os ex-deputados estaduais petistas Evangelista Siqueira e Titonho Beserra.

Nicoletti

Deputado Federal Nicoletti durante convenção do União Brasil (Foto: José Magno/FolhaBV)

Antônio Carlos Nicoletti nasceu em Ijuí (RS), no dia 21 de julho de 1981. É casado e pai de dois filhos. Iniciou sua trajetória na Escola de Formação do Exército Brasileiro, pelo qual serviu por 14 anos, principalmente em Boa Vista. É policial rodoviário federal. É graduado em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Em 2018, foi eleito pela primeira vez como deputado federal, sendo o quarto mais votado de Roraima com 12.969 votos. Em 2022, foi reeleito o sexto mais votado com 10.969 votos. Desde o seu primeiro mandato, defende valores como a família, a liberdade e a preservação da vida. É bolsonarista e defensor da direita declarado.

Na Câmara, Nicoletti atualmente é membro das comissões de Constituição e Justiça, e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Para a Prefeitura, o candidato tem como postulante a vice-prefeito o ex-deputado estadual Damosiel Alencar (PDT). A chapa tem o apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e do ex-vice-governador Frutuoso Lins (Novo). O Republicanos, do senador Mecias de Jesus, optou por apoiar o partido independentemente da candidatura, em referência à possibilidade de haver reviravolta sobre Catarina.