Política

Brasil e Guiana firmam acordos nas áreas de aviação e agricultura

Quanto à construção da estrada que ligará Roraima a Georgetown, capital da Guiana, ainda não há acordo entre os países

O Ministro de Relações Exteriores do Brasil, Aloysio Nunes, recebeu no Itamaraty, em Brasília, o Vice-Presidente e chanceler da Guiana, Carl Greenidge, e o Ministro de Infraestrutura do país vizinho, David Patterson. Na pauta do encontro estavam projetos e iniciativas de interesse dos dois países nas áreas de cooperação técnica, infraestrutura, comércio e investimentos.

Durante a visita, foram firmados dois acordos. Um deles na área da aviação, que vai permitir a multiplicação de rotas entre os dois países. Por exemplo, as empresas aéreas vão poder combinar diferentes números de voo na operação de uma aeronave e vão poder escolher as escalas a serem atendidas.

O outro acordo é na área da agricultura. O foco será a certificação de sementes, análise de risco de pragas e a modernização de serviços fitossanitários do país vizinho. Ao Brasil, caberá prestar apoio operacional, disponibilizar instalações adequadas para treinamentos, além de acompanhar e avaliar o desenvolvimento do projeto.

Já a Guiana deve designar os técnicos, garantir o pagamento das pessoas envolvidas e, em parceria, também analisar o andamento do programa. O acordo não implica em compromisso de transferência de recursos financeiros e já entra em vigor a partir da assinatura. O compromisso vale por dois anos, sendo renovado automaticamente.

RODOVIA – Uma das prioridades dos dois países é a pavimentação de trecho de cerca de 420 quilômetros de estrada que liga Roraima a Georgetown, capital da Guiana. Esta obra facilitaria o acesso às exportações agropecuárias dos estados do Amazonas e Roraima aos mercados norte-americanos e caribenhos. De acordo com o Itamaraty, ainda não existe previsão de acordo nesta área.