As centenas de brasileiros que estão isolados na Venezuela por conta do fechamento das fronteiras poderão deixar o país no Natal e Ano Novo. O consulado da Venezuela no Brasil informou que será criado um “corredor humanitário” para permitir a volta dos estrangeiros ao país de origem nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1º de janeiro.
Estima-se que pouco mais de 100 brasileiros, a maioria roraimenses, entraram em contato com o vice-consulado do Brasil em Santa Elena de Uiarén, município venezuelano que faz fronteira com Roraima, querendo voltar ao Brasil. Isso ocorre após decisão da Venezuela de fechar as fronteiras do Brasil e da Colômbia até o dia 02 de Janeiro.
Na semana passada, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu prorrogar a vigência da nota de 100 bolívares, que foi tirada de circulação. “Certamente o decreto presidencial fecha as fronteiras até dia 02 de janeiro e isso está sendo feito para dar um prazo maior à população para a troca das cédulas de 100 bolívares”, disse o cônsul-adjunto da Venezuela, José Martí.
Ele afirmou que o Governo venezuelano abrirá exceções para que os estrangeiros que estão naquele país possam festejar as festas de fim de ano com as famílias. “A fronteira ficará fechada até 02 de janeiro, mas iremos criar um corredor humanitário para que venezuelanos e brasileiros que tenham famílias nas localidades possam festejar. Há pessoas que estão doentes ou em estado grave e necessitam passar pela fronteira e isso irá ser permitido”, informou.