Política

Brito será o líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado

Deputado ficou conhecido por liderar a bancada de oposição por dois anos e agora irá liderar a base governista

O deputado estadual Brito Bezerra (PP) será agora o líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Roraima. Ele ficou conhecido na legislatura passada por liderar a bancada de oposição ao Executivo por dois anos.
O parlamentar confirmou a informação à Folha e disse ter recebido o convite da governadora Suely Campos (PP) ainda na segunda-feira, dia 5. Conforme ele, a indicação passou pelo crivo dos demais deputados alinhados com a base governista. “Ela [governadora] sugeriu meu nome e nós conversamos com os outros parlamentares que referendaram”, disse.
A nova missão, segundo ele, será um desafio. “Vamos fazer composição de base na Assembleia para apoiar os projetos de governo. Fiquei muito feliz e gratificado com o convite da governadora. Nós faremos, sim, junto com a Assembleia Legislativa, o melhor governo que esse Estado já teve”, declarou.
Conforme Brito, não existe “clima de disputa” entre o Poder Executivo e o Legislativo, comandado pelo deputado Jalser Renier (PSDC), que não compõe a base aliada. “A Casa é independente e vamos buscar harmonia com todos os deputados. Todos eles têm, com o governo, o compromisso com o povo, de melhorar a qualidade de vida. São objetivos comuns e vamos convergir e trabalhar de maneira harmoniosa”, afirmou.
O deputado Soldado Sampaio (PC do B), que também fazia parte da bancada de oposição e que atualmente compõe o grupo situacionista, disse que a escolha foi acertada. “É o nome de consenso por parte do governo e entre os deputados. Brito tem apoio e compromisso dos demais deputados em ajudar a ampliar essa base. Esse é o desafio que nós temos”, comentou.
“Vamos fazer um apelo com base no compromisso de cada deputado eleito. Todos eles têm compromissos feitos nas reuniões e comícios durante a campanha. Vamos apelar para isso, e chamar o povo e a sociedade para participar da discussão. A Assembleia Legislativa é a casa do povo de fato. Os assuntos de relevância, independente de fazer ou não parte do governo, como saúde, agricultura, segurança, serão discutidos”, disse.
Atualmente, segundo Sampaio, apenas oito deputados compõem a base aliada. Os demais mantêm uma linha independente e não se auto intitulam oposicionistas. “Os 16 foram claros na sua fala que não têm interesse de fazer oposição. Está faltando conversa. Esse canal se dará a partir da escolha do líder. Vamos conversar com os 16. Houve uma disputa interna entre deputados por conta da eleição da Mesa Diretora. Mas foi dentro de Casa, internamente. Todos foram claros com relação a isso. Eles entenderam que tinham o melhor candidato para a presidência, mas a composição de governo é outro assunto, é outro momento”, complementou.