Moradores da avenida Gêmeos, localizada no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, denunciaram para a Folha as péssimas condições daquela via. Segundo uma leitora, a via sem asfalto dificulta a vida de quem precisa sair para trabalhar, já que o problema fez com que a rota de ônibus fosse alterada.
A linha de ônibus que atende o bairro está evitando passar por aquela avenida, o que obriga moradores a se deslocarem para a avenida Dom Aparecido José Dias para prosseguir com suas rotinas de trabalho. Apenas um trecho, que compreende o conjunto habitacional Makunaíma, possui asfaltamento, mas devido a uma obra feita pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), parte da pavimentação foi retirada.
Segundo a enfermeira Juliana Oliveira, a situação está insustentável, uma vez que, no verão, a poeira toma de conta do local e, no inverno, a avenida fica totalmente intrafegável por causa da lama. “Já tem dois anos que essa situação persiste. “Eu entrei em contato várias vezes com a Prefeitura para saber quando vão tomar uma atitude em relação à falta de asfalto. Ônibus aqui se recusa a passar e, na época de inverno, fica pior. A gente sai porque é o jeito, mas não tenha dúvida de que isso é lamentável para um bairro de classe média”, disse.
Ainda de acordo com a moradora, a coleta de lixo domiciliar também anda deixando a desejar. “Houve um aumento de pessoas aqui no bairro por conta da construção dos conjuntos habitacionais e, consequentemente, a produção de lixo dobrou. O carro da coleta ultimamente só está passando uma vez por semana, o que não é suficiente. Além da falta do asfalto, ainda temos que conviver com a sujeira deixada pelo lixo. Seria bom que a Prefeitura tomasse uma providência urgente sobre isso”, ressaltou.
MAIS PROBLEMAS – Outras vias de acesso também passam por situação semelhante. Na avenida Universo, por exemplo, moradores se veem obrigados a comprar barro para aterrar áreas afetadas no inverno. “Isso é uma vergonha. Um bairro tão importante como o nosso ser tratado dessa forma. Quando é época de eleição, eles vêm humildes para pedir voto, mas quando se elegem, esquecem de tudo que prometeram”, lamentou a dona de casa Vanusa Sobral.
PREFEITURA – Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (Smou) informou que está sendo elaborado um projeto que contempla o asfaltamento de todas as vias do bairro Cidade Satélite e que um convênio prevê a construção de meio-fio e calçada em todas as ruas que foram recapeadas/pavimentadas no bairro.
Com relação à limpeza, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (Smga) ressaltou que a coleta de resíduos tem sido feita semanalmente as terças e quintas-feiras e aos sábados das 6h40 às 15h. (M.L)
Política