O presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre, vereador Valdenir Soares Alves (MDB), disse ter enviado um ofício à Polícia Federal (PF) para saber sobre o processo envolvendo o prefeito Pedro Henrique Machado (PSD), preso em investigação sobre suposta organização criminosa voltada a fraudes licitatórias, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.
O político informou que ainda não recebeu resposta da PF. A informação foi concedida após a Folha questioná-lo sobre se já havia algum pedido formal de cassação de Pedro Henrique, no âmbito da Casa.
Conhecido como Magrão, o parlamentar disse que a Casa tomou providências sobre o caso assim que o prefeito foi alvo de Operação Leviatã, da PF.
“A gente reuniu com vereadores, convocamos a vice-prefeita [Simone Friedrich, do Progressistas] e, em seguida, todos os secretários da Prefeitura e apresentamos a vice-prefeita como interina, tendo em vista que não tina nenhuma decisão judicial. Na quinta-feira, quando o prefeito se entregou, já existia uma decisão judicial e a prefeita assumiu imediatamente”, lembrou.
À Folha, a procuradora-geral do Município, Rosa Benedetti, esclareceu que a vice-prefeita Simone Friedrich assume interinamente, de forma automática, pois basta a ausência do prefeito para isso ocorrer. Ela ainda informou que não teve acesso ao processo judicial que resultou na prisão do político.