CRISE NA GESTÃO PHM

Câmara de Alto Alegre pede informações sobre prefeito preso por suposta corrupção

Presidente da Casa deu informação após ser questionado sobre se já havia algum pedido formal de cassação de Pedro Henrique Machado

Sede da Câmara Municipal de Alto Alegre, no interior de Roraima (Foto: Divulgação)
Sede da Câmara Municipal de Alto Alegre, no interior de Roraima (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara Municipal de Alto Alegre, vereador Valdenir Soares Alves (MDB), disse ter enviado um ofício à Polícia Federal (PF) para saber sobre o processo envolvendo o prefeito Pedro Henrique Machado (PSD), preso em investigação sobre suposta organização criminosa voltada a fraudes licitatórias, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.

O político informou que ainda não recebeu resposta da PF. A informação foi concedida após a Folha questioná-lo sobre se já havia algum pedido formal de cassação de Pedro Henrique, no âmbito da Casa.

Conhecido como Magrão, o parlamentar disse que a Casa tomou providências sobre o caso assim que o prefeito foi alvo de Operação Leviatã, da PF.

“A gente reuniu com vereadores, convocamos a vice-prefeita [Simone Friedrich, do Progressistas] e, em seguida, todos os secretários da Prefeitura e apresentamos a vice-prefeita como interina, tendo em vista que não tina nenhuma decisão judicial. Na quinta-feira, quando o prefeito se entregou, já existia uma decisão judicial e a prefeita assumiu imediatamente”, lembrou.

À Folha, a procuradora-geral do Município, Rosa Benedetti, esclareceu que a vice-prefeita Simone Friedrich assume interinamente, de forma automática, pois basta a ausência do prefeito para isso ocorrer. Ela ainda informou que não teve acesso ao processo judicial que resultou na prisão do político.