Política

Câmara Municipal anuncia medidas de gerenciamento financeiro

O presidente da mesa diretora, vereador Edilberto Veras anunciou o corte do subsídio de R$ 8 mil para membros da mesa diretora e integrantes de comissões permanentes

Na manhã desta terça-feira, 5, a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), por meio da mesa diretora, confirmou em coletiva à imprensa, a criação de uma Comissão Administrativa Especial que será responsável por desenvolver um estudo técnico que tem por objetivo a adequação e contingenciamento do orçamento do legislativo municipal.

Entre as ações anunciadas, está o corte do subsídio de R$ 8 mil para membros da mesa diretora e integrantes de comissões permanentes desde o início de abril.

“Entendemos o apelo que a população está fazendo e queremos atendê-la da melhor forma possível. Por isso que estamos debruçados sobre nosso orçamento para que possamos, de fato, ajustar as despesas administrativas e de pessoal, tanto da casa quanto dos gabinetes”, explicou o presidente da Casa.

A Comissão, a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município, terá um prazo de 30 dias para apresentar o novo plano de gestão da Câmara Municipal de Boa Vista.

Esse prazo poderá ser prorrogado apenas uma vez, por mais 30 dias. Integram esse comitê a direção geral, secretaria financeira, secretaria administrativa e secretaria de gestão de pessoas da CMBV.

Esta é uma ação que está prevista desde o início do mandato desta nova diretoria, que tomou posse em 1º de janeiro de 2015.

“Como sempre tenho dito, esta é uma gestão participativa e estamos buscando modernizar a administração da Câmara assim como reorganizar nosso orçamento”, enfatizou Edilberto Veras.

Como foi informado à imprensa, os Planos Setoriais de Gestão já estão em fase de conclusão, que vai permitir aperfeiçoar os atos administrativos para uma maior eficiência e gerenciamento de recursos.

A Comissão, junto à Controladoria e Procuradoria Geral da Câmara, será responsável também por revisar a resolução que disciplina a prestação de contas da verba indenizatória.

OUVIDORIA

Uma Ouvidoria será instalada na Casa Legislativa com o objetivo de receber, analisar e encaminhar demandas e providências tomadas, além de verificar o grau de satisfação da comunidade e dos servidores como um todo, preparando relatórios propositivos para serem apresentados à mesa diretora e demais vereadores.

“A Ouvidoria será a voz do cidadão e cidadã na Câmara. Por meio dela servidores e comunidade em geral poderão expressar suas opiniões, fazer reclamações, denúncias e sugerir melhorias que envolvam, principalmente, o mandato e a atuação do Parlamentar”, disse Veras.

Fonte: CMBV