Política

Campello assume presidência do TRE de olho nas eleições de 2016

Desembargador Mauro Campello afirmou que Boa Vista poderá ter uma eleição histórica em 2016, caso haja segundo turno

Pela terceira vez, o desembargador Mauro Campello assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desta vez para o biênio 2015-2017. Ele será responsável por conduzir as próximas eleições municipais. A cerimônia de posse foi realiza na tarde de ontem, no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto. A eleição, por aclamação, foi realizada na semana passada. 
Ele havia sido eleito para os biênios 2003-2005 e 2015-2017 e ainda como substituto para o biênio 2013-2015, no lugar do desembargador Gursen de Miranda, que está afastado por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “É uma honra voltar ao Tribunal”, disse o desembargador que há 15 anos é chamado para trabalhar na Justiça Eleitoral.
Campello disse que sua meta é fazer com que as eleições municipais de 2016 sejam tão tranquilas como as Eleições Gerais do ano passado. “Já temos um planejamento, que será mais ou menos o que foi feito em 2014, considerada a eleição mais tranquila do Estado. Vamos atuar em conjunto com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Polícia Militar para termos um pleito tranquilo. Precisamos aprimorar e adaptar algumas coisas para a escolha dos prefeitos e vereadores dos 15 municípios”, afirmou.
A eleição do próximo ano poderá representar um marco em Boa Vista, pois deverá ser a primeira vez que haverá segundo turno para a eleição de prefeito da Capital. “Falta algo em torno de cinco mil eleitores para que Boa Vista alcance os 200 mil eleitores. Acima disto, teremos segundo turno”, comentou.
Ele afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral adquiriu dois ônibus da Justiça Eleitoral Itinerante, que somado a um já existente, farão visitas nos bairros para que o maior número de eleitores seja cadastrado. “O segundo turno representa uma eleição cada vez mais democrática. Porque no primeiro turno você tem que escolher, é aquele e acabou. No segundo turno, temos as coligações, os acertos políticos, mas temos a população com a possibilidade de escolher entres dois nomes aquele que melhor administrar a cidade”, afirmou Campello.
BIOMETRIA – A partir de maio, os eleitores da 3ª Zona Eleitoral, que abrange os moradores dos município de Alto Alegre, Bonfim, Cantá e Normandia, farão o recadastramento biométrico. “Isso representa maior credibilidade, mais legitimidade na eleição. Representa realmente os votos dos eleitores que existem naqueles municípios e para com o fluxo de eleitores pelos municípios do Estado”, explicou o presidente do Tribunal, acrescentando que todos os eleitores das 1ª e 5ª zonas eleitorais já estão recadastrados.
CAMPANHAS – Assim como nos anos anteriores, o Tribunal Regional Eleitoral pretende continuar com as campanhas de educação política, a fim de conscientizar a população para que fiscalize e denuncie a corrupção eleitoral e a compra de votos. “Continuaremos com as ações do Voto Ético, Eleitor do Futuro, Meu Primeiro Voto, que são voltadas para a conscientização do voto como elemento de transformação e cidadania no Estado porque somente ações de repressão não adiantam”, comentou.
O presidente do TRE afirmou também que, em maio deste ano, a nova sede da instituição deverá começar a ser construída. “Já temos a emenda no orçamento da União. O prédio será na Avenida Ville Roy, Caçari, próximo ao antigo prédio da Polícia Federal”, explicou.
CASO GURSEN – Mauro Campello assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima após o afastamento do desembargador Alcir Gursen de Miranda do cargo no final de 2013. O processo administrativo contra Gursen de Miranda tramita no CNJ.
“Embora constasse da pauta da última sessão do CNJ, o processo do desembargador Alcir Gursen de Miranda não foi chamado a julgamento. O processo poderá ou não entrar na pauta da próxima sessão, que será realizada no dia 3 de março”, informou a assessoria de imprensa do Conselho sobre o andamento do processo. (V.V)