Os candidatos Arthur Henrique (MDB), Catarina Guerra (União Brasil) e Mauro Nakashima (PV) participaram do encontro de Encontro de Candidatos à Prefeitura do Município de Boa Vista com a Cadeia Produtiva da Indústria da Construção, nessa quarta-feira (18). A reunião foi realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon-RR).
Na ocasião, os candidatos apresentaram seus planos de governo e propostas voltadas ao segmento da construção. Além disso, receberam a Carta da Cadeia Produtiva da Construção Civil, com as principais demandas para o desenvolvimento do setor em Boa Vista. O candidato Lincoln Freire (Psol) também foi convidado a participar, mas teria dito que não poderia comparecer em razão de um compromisso inadiável.
“De forma inédita, o Sinduscon-RR pôde receber os candidatos à Prefeitura da nossa capital, que puderam, frente a frente com os empresários, dialogar e receber a nossa carta, com sugestões para que possam implementar nos seus planos de governo e que tudo isso possa se transformar em mais emprego, mais renda e soluções para o Poder Público, com eficiência, e a população fique satisfeita com os serviços públicos, e a parceria público-privada mais fortalecida”, destacou o presidente do sindicato, Clerlânio Holanda
A Construção Civil é o setor predominante na capital de Roraima, com 2.137 estabelecimentos e 6.088 do estoque de empregos em junho de 2024. Entretanto, a cidade enfrenta desafios significativos, incluindo um déficit habitacional de 19.550 moradias, que aumentou 18% em 2022, conforme dados da Fundação João Pinheiro.
Com o encontro, o Sinduscon-RR reafirma a importância de que sejam avaliadas e incorporadas com cuidado, ao plano de ação do Executivo Municipal para o mandato de 2025-2028, as propostas indicadas para o desenvolvimento do setor da construção civil de Boa Vista.
A entidade afirmou que é essencial estabelecer uma colaboração institucional contínua e desassociada de questões partidárias, baseada na troca de informações e na criação de projetos conjuntos, que beneficiem a iniciativa privada, com ênfase em governança, incentivos para as indústrias locais e parcerias público-privadas que otimizem as ações do Executivo Municipal.