Política

Candidatos à Prefeitura prosseguem com suas propostas de campanha

Folha apresenta aos leitores um espaço destinado aos candidatos à Prefeitura de Boa Vista para que eles exponham suas propostas

Faltando menos de duas semanas para o dia de ir às urnas, a Folha prossegue com as propostas apresentadas pelos candidatos à Prefeitura de Boa Vista, espaço destinado para que eles possam mostrar seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar, até o dia da eleição, o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos.

Roberto Ramos: Agricultura Familiar e Agroecológica

O candidato Roberto Ramos (PT) acredita que a qualidade de vida de uma população começa com uma alimentação saudável aliada ao equilíbrio econômico, social e ambiental. “Vou investir na agricultura familiar e agroecológica com a implantação do Programa de Produção de Alimentos Orgânicos, construir e apoiar as Feiras Agroecológicas. Para isso, vamos agilizar a regularização fundiária, investir na infraestrutura das pontes e vicinais, implantar microbacias para aproveitar as águas das chuvas e construir cisternas e poços semiartesianos. O agricultor contará com o suporte da assistência técnica e extensão rural do município, inclusive com uma Central de Armazenamento e Comercialização de Produtos Hortifrutigranjeiros, que conectada 24 horas com uma central em Manaus, garantirá a circulação de nossos produtos no mercado amazonense. Todo esse processo visa também fortalecer as cooperativas de produção e comercialização através da Incubadora de Cooperativa Agrícolas da UFRR. A matemática é simples: alimentação saudável + geração de emprego e renda = qualidade de vida”.

 

Teresa quer reduzir número de acidentes de trânsito

Em 2013, o trânsito de Boa Vista estava desorganizado, sem sinalização, com altos índices de acidentes, segundo a prefeita Teresa (PMDB), quando ela assumiu a prefeitura. Ela disse que transformou a condição do trânsito de Boa Vista implantando novos semáforos, sinalização vertical e horizontal com pintura moderna e durável, placas de trânsito, novas faixas de pedestres, construiu ciclovias e fechou retornos. “Os agentes de trânsito passaram a ter melhores condições de trabalho com novos equipamentos, viaturas e motos, e a utilização de radar de velocidade. As campanhas educativas pela cidade passaram a ser constantes para conscientizar cada vez mais a população. O resultado foi a redução de 34% de acidentes com vítimas só neste ano. O objetivo é continuar com o trabalho de mobilidade urbana, respeitando o espaço de cada um, pedestres, ciclistas e motoristas, para reduzir o número de acidentes em 70%, tornando o trânsito mais seguro e humano”, frisou.

 

Luis Oca promete moradia aos cidadãos do município

As propostas do candidato Luis Oca (PSOL) relacionadas à moradia contam com o combate à especulação imobiliária, causadora da exclusão social, a defesa de uma reforma urbana que destine os terrenos da cidade a quem verdadeiramente necessita de moradia, além de uma ação realizada em conjunto com movimentos sociais que lutam por moradia. O candidato afirma que o problema da moradia para as famílias pobres “está longe de ser resolvido” e promete mudar completamente a questão da moradia em Roraima, “retirando-o do controle das empreiteiras e compartilhando sua gestão com as entidades de luta pela moradia”. Oca também defende a criação de uma lei para controlar os reajustes dos aluguéis, combater a especulação imobiliária e criar impostos mais altos para os imóveis vazios.

Abel Galinha quer segurança para Boa Vista

Uma das propostas de campanha do candidato Abel Galinha (DEM) referente à segurança pública será a reestruturação da Guarda Municipal, criada e implantada pelo então prefeito Barac Bento. “No nosso governo municipal, os guardas municipais, utilizando motos e veículos, irão atuar nas escolas municipais, creches, postos de saúde, praças, bosques, parques, no transporte coletivo. Serão ações integradas e defesa civil, visando a proteção da população, dos bens, serviços e instalações, através do trabalho preventivo”. Segundo o candidato, os guardas atuarão, também, em ações conjuntas com as polícias Civil e Militar e outros órgãos públicos, na orientação à perturbação ao sossego, no monitoramento de alarmes e outros atendimentos. Por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e Secretaria Municipal de Ação Social serão firmadas parcerias com órgãos da esfera federal, estadual e municipal, universidades, ONGs, associações, conselhos comunitários de segurança e empresas privadas visando integrar-se e aproximar-se cada vez mais do cidadão, ouvindo suas sugestões, conhecendo suas necessidades, trocando informações e conjuntamente planejando ações capazes de minimizar os problemas sociais da comunidade. “Implantaremos o projeto Guarda Municipal Mirim, que será desenvolvido pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, coordenado por guardas municipais, que objetiva integrar crianças, adolescentes e pais, trabalhando a hierarquia, disciplina e o respeito e resgatando valores importantes na sua formação e exercício da cidadania. Serão criadas Subdelegacias da Guarda Municipal em bairros de Boa Vista e instalaremos Centrais de Monitoramento da Guarda Municipal com câmeras em torres de observação.”

Alex Ladislau aposta na Juventude, Esporte e Lazer

O candidato a prefeito pelo PRP, Alex Ladislau, pretende fazer a revisão e ampliação do Projeto Jovem Empreendedor para estimular os jovens a criarem seu próprio negócio. Também quer criar e implementar o programa Caça Talentos, que visa descobrir talentos em diversas modalidades esportivas e apoiá-los através de patrocínio.  Outra proposta do candidato é a realização de competições em diversas modalidades esportivas nas praças da cidade, com premiações para incentivar nossos atletas. Também quer criar a Orquestra Sinfônica Municipal, além de incentivar a já existente Banda Municipal e formar o Corpo de Dança Municipal com jovens que se destaquem nos projetos sociais do município.