Política

Candidatos ao Governo respondem perguntas de educadores

A Sabatina envolveu a comunidade acadêmica da UFRR, e professores entrevistaram os candidatos ao governo de Roraima

Nesta quinta-feira (25), mais de mil pessoas compareceram à I Sabatina Política da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento permitiu à comunidade conhecer as propostas dos candidatos ao governo do Estado.
A sabatina aconteceu no auditório do Centro Amazônico de Fronteira, campus Paricarana e os candidatos responderam questões sobre gestão pública, segurança, saúde, educação e desenvolvimento regional.
Para a área de Educação, foi selecionada a professora Leuda Evangelista; para Segurança Pública, Linoberg Almeida; para Desenvolvimento Regional, Cléber Batalha; para Saúde, Antonio Carlos Sansevero Martins; e para Gestão Pública, Eli Macuxi.
Chico Rodrigues  afirma que problema Energético será solucionado

O governador e candidato à reeleição pela coligação Roraima Unida, Chico Rodrigues (PSB),  afirmou durante sabatina que está investindo para que a polícia esteja mais próxima do cidadão em todos os municipios. 
Em relação a energia elétrica, ele explicou que três usinas termoelétricas ja estão sendo implantadas para suprir a problemática que hoje Roraima enfrenta com os constantes apagões.

Sobre desenvolvimento regional, Chico Rodrigues acredita que o Estado está bem em investimentos. “Faremos uma verdadeira revolução do setor produtivo em Roraima. Temos 20 mil hectares de soja plantada e vamos implementar indústrias de beneficamento para esta soja. O Estado vai crescer”.
Angela criticou gestão da saúde pública
A candidata ao governo Ângela Portela (PT) da coligação “É pra frente que se anda”, falou sobre as irregularidades nos processos licitatórios da Sesau (Secretaria de Estado da Saúde de Roraima) com quase R$ 17 milhões em superfaturamento e sobrepreço.
“Foram desviaddos milhões que eram do povo. Esse descaso com nossa saúde, com nossas vidas, é assustador”, ressalta Ângela.
Ela afirmou que vai investir no Mais Médicos e na pactuação com os municípios para tornar a saúde de Roraima mais eficiente, principalmente no atendimento. “Hoje o governo investe apenas 0,6% na atenção básica. Euq quero ampliar os investimentos para melhorar o atendimento na base”
Hamilton pretende incentivar cultura e educação
O candidato ao governo de Roraima Hamilton Castro (Psol), da coligação Uma Alternativa de Esquerda para Roraima (Psol e PSTU), falou sobre cultura e educação durante a sabatina.
Castro afirmou que Roraima está em situação de caos e que os problemas do Estado passam pela má gestão de recursos públicos, principalmente relacionados a cultura que segundo ele, recebe hoje poucos investimentos do governo do estado.
O candidato disse que pretende promover transparência administrativa com a realização de contínuas auditorias nas contas do Estado. Além disso, o candidato pretende aproveitar, ao máximo, os servidores de carreira, restringindo os cargos de confiança ao “estritamente necessário”.