Cantá tem quatro candidatos a prefeito

Cidade do Norte de Roraima tem 17.094 eleitores e não terá segundo turno. Eleição está marcada para 6 de outubro

André Castro, Daniel Trindade, Ricardo do Canauanim e Roberta Peixoto (Fotos: Divulgação)
André Castro, Daniel Trindade, Ricardo do Canauanim e Roberta Peixoto (Fotos: Divulgação)

O prefeito André Castro (Progressistas), o advogado Daniel Trindade (PL), o líder indígena Ricardo do Canauanim (Rede) e a presidente da Câmara Roberta Peixoto (PSDB) vão disputar as eleições para prefeito de Cantá de 2024 (confira cada composição mais abaixo).

O prazo para os partidos políticos realizarem as convenções, os eventos que oficializam pré-candidatos como candidatos, terminou na segunda-feira (5). Os partidos têm até 15 de agosto para solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto.

O primeiro turno está marcado para 6 de outubro. Cantá tem 17.094 eleitores e, mesmo se uma candidatura passar dos 50% dos votos, não terá segundo turno. Pela lei, há nova disputa em municípios com mais de 200 mil eleitores – em Roraima, apenas a capital Boa Vista cumpre esse requisito.

André Castro

André Castro disputará a reeleição com o candidato a vice-prefeito Ronald Brasil (Republicanos). A coligação Pra Cima Cantá (Republicanos, Progressistas, União e PSD) conta com o apoio do grupo político do governador Antonio Denarium (Progressistas). A chapa tem 39 candidatos a vereador.

Daniel Trindade

Daniel Trindade tem Angelo do Cantá (MDB) como candidato a vice-prefeito. A coligação Avança Cantá (PL, MDB, Podemos e PRD) é apoiada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pelo ex-senador Romero Jucá e pela ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita. Quarenta e um postulantes a vereador completam a chapa.

Ricardo do Canauanim

Ricardo do Canauanim lidera “chapa pura” com a candidata a vice-prefeita Kátia da Vicinal (Rede) na coligação Por Uma Gestão Participativa, Coletiva e Transparente, que tem aliança apenas com o Psol, com quem forma federação até 2026. Três candidatos a vereador estão na disputa pelo grupo apoiado por lideranças nacionais da sigla, como a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Roberta Peixoto

Roberta Peixoto também lidera “chapa pura” com a candidata a vice-prefeita Lili Sarmento (PSDB). Elas encabeçam a coligação para cargo majoritário O Cantá Para Todos (PSDB-Cidadania e PT-PCdoB-PV). Dez candidatos a vereador completam a chapa, que tem o apoio do deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR).