Cecília Lorenzon é exonerada da Saúde e é nomeada secretária de Governo Digital

Com a mudança, a secretária adjunta da Saúde Adilma Rosa de Castro Lucena foi promovida a titular da Sesau

Cecília Lorenzon é exonerada da Saúde e é nomeada secretária de Governo Digital

O governador Antonio Denarium (Progressistas) exonerou, nesta terça-feira (25), a advogada Cecília Lorenzon do cargo de secretária estadual de Saúde para nomeá-la como secretária estadual de Governo Digital. Os decretos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a mudança, a secretária adjunta da Saúde Adilma Rosa de Castro Lucena foi promovida a titular, enquanto o então secretário da pasta de tecnologia Paulo Cesar Martins Torres passa a ser adjunto.

Adilma Rosa de Castro Lucena passa a ser a nova secretária estadual da Saúde (Foto: Secom-RR)

A exoneração de Cecília Lorenzon da Sesau ocorre após o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ameaçar denunciar uma série de irregularidades ocorridas na pasta à Polícia Federal (PF), ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), e até de abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Saúde.

Sampaio usou a tribuna na quarta-feira (19) para acusar a secretária de estar mais preocupada com interesses financeiros do que com a qualidade dos serviços prestados à população. Ele citou casos de médicos que não recebem salários há meses, dificuldades no atendimento de pacientes e terceirizações suspeitas.

O chefe do Legislativo ainda mencionou a precariedade nos atendimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, ortopedia e hemodiálise, e destacou que pacientes são prejudicados diariamente e que profissionais estão deixando o Estado por falta de pagamento e condições de trabalho.

*Em atualização