SAÚDE

Cecília Lorenzon volta ao comando da Sesau

Cecília também volta a ocupar seu cargo na Companhia Energética de Roraima (Cerr).

Cecília Lorenzon, secretária estadual de Saúde (Foto: ALE-RR)
Cecília Lorenzon, secretária estadual de Saúde (Foto: ALE-RR)

O retorno de Cecília Smith Lorenzon ao comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi autorizado por meio de decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O decreto de número 105-P, publicado no Diário Oficial do Estado de Roraima na última sexta-feira (16), assinado pelo governador Antonio Denarium, revoga decretos anteriores que haviam afastado Lorenzon de suas atividades e restringido seu acesso às dependências da Sesau.

O decreto que afastou a então secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, foi oficializado somente em 6 de fevereiro, com data retroativa a 2 de fevereiro. O afastamento ocorreu em consequência da operação Higeia, deflagrada pela Polícia Federal, que teve a residência de Lorenzon como um dos alvos de busca e apreensão. A operação tinha como foco investigar suspeitas de fraudes em cirurgias ortopédicas no estado.

Conforme noticiado pela FolhaBV, as investigações da Polícia Federal apontam para irregularidades nas contratações de empresas que prestam serviços para a saúde, alegando que foram realizadas “sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria-Geral da União (CGU)”.

De acordo com o Governo de Roraima, Cecília também volta a ocupar seu cargo na Companhia Energética de Roraima (Cerr). A informação foi confirmada por meio de nota.