Política

Chapa única tem destaque com 60% de composição feminina

A chapa União, Força e Prerrogativas reúne representantes profissionais experientes e representantes da jovem advocacia, diz Vidal

A eleição para a nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Roraima (OAB-RR), que acontece no dia 23 de novembro foi o tema da entrevista no programa Agenda da Semana desse domingo, 4, na Rádio Folha FM 100.3. O lançamento oficial da chapa está marcado para o dia 9 de novembro, às 19 horas, no espaço Cenarium Recepções, no bairro Paraviana. A Chapa “União, Força e Prerrogativas”, é única concorrente para a nova Diretoria da OAB-RR – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Roraima, com eleições marcadas para o dia 23 de novembro, das 9h às 17h. Se vencer, a chapa terá mandato de três anos.

A entrevista foi feita com o presidente da chapa única, o criminalista Ednaldo Vidal, que destacou entre outros assuntos, a importância do crescimento da participação das advogadas no contexto geral da Ordem no estado.

Conforme explicou Vidal, a chapa é composta por 74 profissionais, sendo cinco membros na Diretoria da Seccional, cinco na Diretoria da Caixa de Assistência e mais três suplentes, além de 25 conselheiros seccionais titulares, 30 conselheiros seccionais suplentes, e seis conselheiros federais (três titulares e três suplentes).

A vice-presidente da chapa é a advogada Clarissa Vencato, atuante nas áreas de Direito Civil, Administrativo, Tributário e Consumidor. Para o cargo de secretária geral, concorre a advogada Ellen Eurídice; de secretário-geral adjunto, o advogado Cláudio Belmiro; e o de tesoureira, pela advogada Dayara Dantas.

Na composição de cargos de conselheiros federais, os advogados Antônio Oneildo Ferreira, Emerson Delgado e Rodolpho Moraes concorrem como titulares. E como conselheiros federais suplentes, os advogados Dalva Machado, Bernardino Dias e Stélio Dener. Para a Caixa de Assistência concorrem, os advogados Ronald Rossi, presidente; Natália Leitão, vice-presidente; Luiz Távora, primeiro secretário; Cíntia Schulze, segunda secretária; e Iana Santos, ao cargo de tesoureira.

O criminalista ressaltou que, mesmo sendo única concorrente ao pleito, a Chapa União, Força e Prerrogativas reúne representantes de todos os segmentos da advocacia, advogados e advogadas mais experientes (muitos deles ex-dirigentes de Ordem), representantes da jovem advocacia, tanto homens quanto mulheres, porque foi construída com equidade, diálogo e em conjunto, considerando as distorções históricas que acarretaram a desigualdade no que se refere à ocupação de espaços de poder no sistema OAB, destacando o percentual de mulheres em cargos diretivos.

MULHERES – Vidal ressaltou ainda que, pela primeira vez na história da OAB/RR, as diretorias da Seccional e da Caixa de Assistência serão compostas por 60% de mulheres, percentual acima do estabelecido pelo artigo 131 do Regulamento Geral, que prevê o mínimo de 30% para cada gênero. Desde a sua criação, em 1930, a Ordem dos Advogados do Brasil foi presidida no país por 581 presidentes homens e apenas nove mulheres.

“Somos homens e mulheres à disposição da classe, movidos pelo interesse de lutar por total garantia das prerrogativas da advocacia em todo o Estado e as políticas voltadas às mulheres advogadas. Queremos engrandecer o protagonismo da OAB/RR, participando efetivamente dos acontecimentos locais e nacionais”, afirmou.

Ele disse ainda que estão unidos para trabalhar na advocacia roraimense com representatividade. “Queremos avançar mais ainda com as conquistas da atual gestão, sempre com respeito e independência na tomada de decisões que sejam de interesse da corporação e da sociedade. O objetivo maior é o respeito às prerrogativas e dignidade da classe dos operadores do Direito. E vamos trabalhar por dias melhores, seja no mercado de trabalho, seja nos demais desafios”, finaliza.