O deputado federal Chico das Verduras (PRP) anunciou ontem, durante entrevista coletiva à imprensa, adesão à candidatura de Suely Campos (PP), da Coligação Salve Roraima, ao Governo do Estado. No primeiro turno, Chico e seu partido coligaram com o candidato à reeleição Chico Rodrigues (PSB). “Hoje estou declarando meu apoio. Não só o meu como do partido PRP. Temos 47 membros que foram candidatados e dois deputados estaduais eleitos”, disso ao citar Zé Galeto (PRP) e Chico Mozart (PRP).
No final de junho, Chico das Verduras chegou a ser anunciado como candidato a vice-governador na chapa encabeçada à época por Neudo Campos (PP), mas dias depois voltou atrás, anunciou a desistência e compôs com o grupo governista. Durante a coletiva, ele explicou que tinha um acordo com os candidatos a deputado estadual do PRP de não coligar com partidos que tivessem políticos com mandato, com o objetivo de viabilizar a disputa.
“Dei minha palavra que não coligaria, e esse foi o motivo de ter voltado atrás, manter palavra com meus candidatos. Por isso, saí com 47 candidatos e elegemos dois. Mantive a palavra até o final porque acho que tem que ser leal com os companheiros”, argumentou.
Por outro lado, ele afirmou que não sofreu pressão para continuar aliado ao grupo governista. “Quando a gente está no grupo tem que ser fiel, mas o segundo turno começa do zero, já havia acenado que viria para o 11. É a melhor opção, esse grupo vai se fortalecer e vencer as eleições”, declarou.
Sobre a adesão dos dois deputados eleitos ao novo grupo, Chico disse ter conversado com quase todos os correligionários. “Já acenaram que vêm”, comentou. Nenhum dos dois participou da coletiva. A Folha tentou localizar os dois deputados eleitos, mas não obteve êxito.
Chico das Verduras afirmou não ter tido apoio no grupo no qual disputou as eleições. “Não tive apoio. Trabalhei com a ajuda apenas dos candidatos do meu partido. Tive 6.200 votos só de amigos, e esses votos quero trazer para cá com fé em Deus”, frisou ao admitir que esse teria sido um fator determinante para sua opção. “Não deixa de ter pesado. Quando se está em um grupo em que o próprio grupo faz campanha contra, você não fica satisfeito. É como a casa de um pai: se tem três filhos e só dá apoio para um, os outros ficam contra ele, contra o próprio pai”, concluiu.
AVALIAÇÃO – Suely Campos disse que a nova adesão é “a confluência de mais força para legitimar sua candidatura e chegar à vitória”. “Seja bem-vindo com todo seu grupo para reforçar nosso apoio e também o compromisso de reconstruir nosso Estado. Vocês farão parte disso”, frisou.
Política
Chico das Verduras anuncia apoio para candidatura de Suely Campos
Além de justificar que desistiu de ser vice de Neudo no 1º turno por lealdade ao grupo, deputado alegou falta de apoio por parte dos governistas