Política

Cinco chapas concorrem à Reitoria da Universidade Federal de Roraima

Pela primeira vez, disputa pelos cargos de reitor e vice-reitor da UFRR tem mais de duas chapas concorrendo

Iniciou nesta semana o período de divulgação de propostas das cinco chapas que concorrem à Reitoria da Universidade Federal de Roraima (UFRR). A campanha será encerrada no dia 3 de novembro, dois dias antes da eleição.

Concorrem às vagas de reitor e vice-reitor da UFRR, respectivamente, os seguintes candidatos: Geyza Alves Pimentel e Antonio Alves de Melo Filho, pela chapa “Nós Somos UFRR”; Jefferson Fernandes do Nascimento e Américo Alves de Lyra Júnior, que encabeçam a chapa “Amanhecerá: Diálogo e ReNovAção”; Nilza Araujo e Jailson Lopes, pela chapa “Um novo tempo”; Vânia Graciele Lenan Kowalczuk e Leandro Roberto Neves, pela chapa “Pensando uma nova UFRR”; e Franck James Araújo Pinheiro e Joel Carlos Moizinho, que lideram a chapa “UFRR Forte”.

De acordo com o presidente da Comissão Consultiva para escolha de reitor e vice-reitor da UFRR, professor João Carlos Jarochinski, não se trata de uma campanha eleitoral, mas sim de uma divulgação de propostas de trabalho dos candidatos. Essa divulgação está sendo com maior intensidade dentro dos próprios campi da UFRR e nas redes sociais.

Além da divulgação própria, a comissão está realizando debates para que as propostas sejam apresentadas pelos candidatos. Na noite de quinta-feira, 8, foi realizado, no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), no campus Paricarana, o primeiro debate entre os candidatos, com o tema “Ensino”. Estão programados mais dois debates, ainda sem data, em que serão discutidos os temas “Pesquisa, Extensão e Fundação de Apoio” e “Gestão Administrativa”.

“Nosso objetivo é favorecer o debate de ideias. Diferente de outras campanhas, agora queremos menos publicidade e mais ideias. O primeiro debate durou mais de três horas e os candidatos se comportaram de maneira exemplar”, disse à Folha.

Mesmo com a greve dos professores da instituição, que pode chegar ao final nesta semana, o calendário para escolha do novo reitor não foi alterado. “Nesse período de greve, a campanha se dá de uma forma diferenciada porque o número de alunos dentro da Universidade é menor. Tanto que a participação dos docentes no debate foi bem superior à de alunos”, afirmou Jarochinski, reiterando que com a volta das aulas e a aproximação da data da eleição, a campanha deve ser intensificada.

Ele explicou também que a comissão tem uma data limite para encerrar o processo de escolha de reitor e vice-reitor, que é de 60 dias antes do fim do mandato da atual reitora, professora Gioconda Martinez, que encerra no dia 5 de março.

QUEM VOTA – Poderão participar docentes e técnico-administrativos em educação do quadro de pessoal da UFRR; todos os discentes do ensino básico, técnico e superior, maiores de 16 anos, regularmente matriculados; os estudantes do Colégio de Aplicação e da Escola Agrotécnica da UFRR, com 16 anos completos e matrícula ativa, os docentes e técnico-administrativos em educação em gozo de férias, de licença capacitação ou licença para tratamento de saúde

Não poderão participar da eleição docentes e técnico-administrativos em educação, afastados por requisição, cessão ou para tratar de assuntos particulares, bem como os que estejam no exterior, professores substitutos, servidores terceirizados e servidores em cargos comissionados não pertencentes aos quadros da UFRR, como também os estudantes de graduação e pós-graduação que estejam oficialmente em missão no exterior e alunos do Programa de Mobilidade na UFRR e os alunos dos cursos de extensão da UFRR.

Apesar de a consulta institucional ser realizada no dia 5 de outubro, o resultado final só será divulgado no dia 16. Neste período, os candidatos poderão entrar com recurso. O edital da eleição para reitor e vice-reitor, com o calendário completo, está disponível na página http://ufrr.br/ccrv/. (V.V)

Conheça os principais compromissos dos candidatos que disputam o pleito

Além da divulgação das propostas dentro da Universidade Federal, nas redes sociais e pelos debates, realizados no Centro Amazônico de Fronteira (CAF), professores, técnicos administrativos e acadêmicos podem ter acesso ao plano de trabalho das cinco chapas por meio da página da Comissão Consultiva para escolha de Reitor e Vice-Reitor, disponível no site http://ufrr.br/ccrv/.

NÓS SOMOS UFRR – Formada pelos professores Geyza Alves Pimentel, do curso de Ciências Sociais, e Antonio Alves de Melo Filho, do curso de Química, a chapa “Nós Somos UFRR” tem como compromisso principal a defesa da autonomia universitária, a defesa da promoção e respeito às decisões colegiadas de todas as instâncias da UFRR.

DIÁLOGO E RENOVAÇÃO – A chapa “Diálogo e ReNovAção”, encabeçada pelos professores Jefferson Fernandes do Nascimento, do curso de Agronomia, e Américo Alves de Lyra Júnior, de Relações Internacionais, tem como objetivo priorizar o planejamento institucional, compartilhando decisões e avaliação de resultados com transparência.

UM NOVO TEMPO – Liderada pelos docentes Nilza Araújo, do curso de Psicologia, e Jalison Lopes, do curso de Zootecnia, a chapa “Um novo tempo” tem como missão promover uma formação integral e cidadã por meio da democratização e socialização do saber, contribuindo para o desenvolvimento local e regional.

PENSANDO UMA NOVA UFRR – A criação e a consolidação de espaços de aprendizagem, de produção intelectual, de socialização de saberes, agregando estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes é o compromisso da chapa “Pensando uma nova UFRR”, encabeçada pelos professores Vânia Graciele Lezan Kowalczuk, do curso de Ciências Biológicas, e Leandro Roberto Neves, de Psicologia.

UFRR FORTE – A Chapa “UFRR Forte”, dos professores Frank James Araújo Pinheiro, do curso de Ciências Biológicas, e Joel Carlos Moizinho, de Engenharia Civil, tem como ação direcionada à expansão da formação acadêmica fortalecer e expandir programas de qualificação em língua estrangeira, com vistas ao aperfeiçoamento da formação acadêmica e ampliação das possibilidades de intercâmbios e mobilidades internacionais para estudantes, docentes e técnicos.