Política

Clientes podem oferecer bens para quitar dívidas com a Caer

Consumidor inadimplente poderá oferecer bens pessoais, como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, como forma de pagamento

Recuperar todos os débitos da empresa é o objetivo da segunda campanha deste ano da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Até o dia 7 de dezembro, a empresa estará dando condições facilitadas para negociar com os clientes que estão inadimplentes. Ao todo, a empresa espera recuperar R$ 80 milhões de reais.

A novidade da campanha é que a empresa irá aceitar bens e mercadorias como forma de pagamento, conforme destacou o diretor-presidente do órgão, Danque Esbell, durante o programa Agenda da Semana, da Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Marcelo Nunes na manhã de ontem, 1º.

Durante a entrevista, o diretor-presidente da Caer afirmou que a empresa encontrou na lei brasileira a oportunidade de aceitar bens pessoais, como eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, como parte da dívida ou como quitação. “Nós detectamos que muitas pessoas não têm o dinheiro, mas têm coisas de igual valor que podem pagar suas dívidas. Por isso achamos essa brecha na lei brasileira para incentivar o pagamento das dívidas de nossos consumidores”, ressaltou.

Ele explicou que o consumidor que quiser oferecer um bem em troca da quitação da dívida deve levar o objeto até a Caer, que irá analisar e fazer uma avaliação do preço. “O valor correspondente será abatido do total da conta, podendo até quitá-la, dependendo do produto”, disse.

Além disso, Esbell afirmou que aqueles que preferirem pagar em dinheiro poderão optar pelo parcelamento do débito em até 60 vezes. Caso queira pagar à vista, o consumidor terá todo o valor de multas e juros dispensado, situação que também ocorre caso ele prefira parcelar a quitação em até 12 vezes. Para concretizar a negociação, o inadimplente deve pagar uma entrada de 10%.

“São várias as formas que a Caer está disponibilizando. Por isso, recomendamos que o cliente nos procure e veja conosco qual a melhor maneira de se regularizar”, afirmou Esbell. Ele destacou ainda que grande parte dos débitos é proveniente de empresas e pessoas jurídicas. “Todas essas dívidas maiores, como as de prefeituras, por exemplo, foram notificadas pela Caer por meio de carta e eles já estão nos procurando para a regularização”, disse.

O presidente da Caer, Danque Esbell, destacou que é importante que as pessoas quitem os débitos com a companhia. “Estamos dando esse incentivo para a negociação de dívidas com o intuito de arrecadar recursos para aplicação em obras de saneamento básico, que são extremamente importantes para a saúde pública”, afirmou.

Segundo Esbell, após a campanha, aqueles que não renegociarem a dívida, terão o fornecimento de água suspenso e o nome inserido nos órgãos de proteção ao crédito do consumidor. “Esse é o nosso último recurso. Porém, nós contamos com o bom senso e a colaboração da população para que possamos reaver essa situação”, frisou.

Para entrar em acordo, os interessados devem se dirigir às agências do bairro São Pedro, localizada na rua Melvin Jones, número 219, e na loja de atendimento do Pintolândia, na rua Waldemar Gomes, número 1848, ou através do telefone 0800-280-9520 e solicitar a negociação. A ação também ocorrerá em todos os municípios do interior. (J.L)