Política

Comandante da Guarda Municipal garante que corporação está atuando

Após várias reclamações sobre a criminalidade no município de Mucajaí, região Sul de Roraima, a comandante da Guarda Municipal de Mucajaí, Elielma Cardoso, foi uma das entrevistadas do programa Agenda da Semana, na Rádio Folha, na manhã de ontem, 21, e afirmou que todo o efetivo do município está trabalhando no combate à ação de marginais.

Durante uma conversa ao vivo com o apresentador do programa, Marcelo Nunes, a comandante destacou que a Guarda Municipal tem reforçado o patrulhamento das casas, nas praças e realizado ações em parceria com as Polícias Militar e Civil para identificar e capturar assaltantes e traficantes da região.

“Inclusive, neste sábado, durante uma dessas operações, nós perdemos a única viatura que tínhamos. Numa perseguição, o carro capotou, mas ninguém ficou ferido. Somente a viatura ficou completamente destruída”, afirmou Elielma.

Ela lembrou que um dos objetivos da Guarda Municipal é atuar no policiamento preventivo e que por isso várias mudanças foram adotadas. “Diante de tantas denúncias, os plantões dos guardas foram reorganizados. As folgas foram reduzidas para ajudar na prevenção da ação desses marginais”, ressaltou.

A entrevista contou ainda com a participação dos ouvintes de Mucajaí que ligaram várias vezes para agradecer o trabalho que vem sendo realizado e narrar as situações que eles estão enfrentando. “A gente tem notado a ação de vocês, mas mesmo assim ainda vemos muita droga na nossa cidade. Quando acaba, eles ficam loucos e saem assaltando as casas. Teve uma semana que sete casas foram assaltadas na mesma rua”, disse uma ouvinte.

Diante dos relatos, a comandante destacou que a guarda não conta com todos os equipamentos necessários para atuar nas ruas. “Nossa situação de equipamentos é precária”, reforçou. Ela explicou que tramita na Câmara Municipal de Mucajaí um projeto de lei que irá permitir a aquisição e o uso de armas de choque.

“Devemos confiar no Executivo municipal e acreditar que logo nós ganharemos mais esse reforço. Não podemos usar armas de fogo, mas somos treinados para pode imobilizar o flagranteado na ação e encaminhá-lo para a delegacia”, ressaltou.

A comandante destacou ainda que, além efetivo da guarda, que atualmente conta com 21 guardas, o município conta com a ajuda de uma guarnição da Polícia Militar e outra da Polícia Civil. “Nós estamos agindo. É importante que a população saiba disso. Da melhor forma que podemos estamos trabalhando para reduzir estes crimes e deixar a população de Mucajaí mais tranquila”, concluiu. (J.L)