Política

Comissão de Educação vai investigar condições de escolas

Após o anúncio do Governo do Estado de que as aulas retornariam nesta quarta-feira, 15, nas escolas do Interior do Estado, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Roraima vai investigar se a informação procede e se as instituições de ensino apresentam condições para receber os alunos.

A medida foi definida na reunião da comissão realizada ontem. Ficou definido que uma equipe técnica vai entrar em contato com as escolas do interior e das comunidades indígenas para averiguar se realmente as aulas foram retomadas, além de apurar como está a alimentação, se há professores, material pedagógico e transporte para os estudantes.

“A assessoria técnica vai contatar, de forma individual, para saber se de fato as escolas têm condições para que as aulas transcorram dentro da normalidade”, explicou o presidente da Comissão, Evangelista Siqueira (PT).

RELATÓRIO – Na reunião, foi apresentado o relatório com as demandas da educação, levantadas após conversa da comissão com representantes do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima) e Secretaria Estadual de Educação (Seed). 

“O relatório deixa bem claro a omissão do poder público, de não ter fornecido as informações que solicitamos. Nós não vamos nos calar diante do prejuízo intelectual dos estudantes diante do atraso das aulas”, afirmou a relatora da comissão, Lenir Rodrigues (Cidadania).

Evangelista Siqueira informou que o relatório será encaminhado para a Mesa Diretora, e destaca que mesmo com o retorno das aulas, a Seed não ficará isenta dos prejuízos causados aos alunos que ficaram vários dias sem aulas.

Além disso, a comissão vai convidar o presidente da Associação do Transporte Escolar de Roraima para prestar esclarecimentos sobre o retorno do serviço. O encontro está previsto para a quinta-feira, 16, às 10h30, depois da sessão plenária.