Política

Comissão Externa pede mais apoio para Operação Acolhida

Requerimento apresentado pelo presidente da Comissão, deputado Nicoletti (PSL), requer auxílio à ação desenvolvida pelo Exército Brasileiro

A Comissão Externa Crise na Fronteira da Venezuela com o Brasil (CEXVENEZ) realizou reunião deliberativa onde discutiu um requerimento que prevê mais apoio às ações da Operação Acolhida, promovida em Roraima pela Força-Tarefa Logística Humanitária, responsável pelo primeiro acolhimento de refugiados no Estado.

O presidente da Comissão e também autor do requerimento nº 10/2019, deputado Nicoletti (PSL), requer “o envio de solicitação de providências cabíveis a fim de melhorar as condições da área da saúde da Operação Acolhida” em Boa Vista, em virtude do aumento no número de atendimentos médicos prestados pelos militares dentro e fora dos abrigos.

As solicitações são: o aumento no número de médicos, dentistas e medicamentos para os atendimentos prestados pelos militares; a disponibilização de aeronave para auxiliar no processo de interiorização de venezuelanos e a disponibilização de um ônibus capacitado que realize atendimentos médicos.

Outros pontos solicitados foram a discussão a respeito do enquadramento dos venezuelanos como refugiados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) e a realização de reunião com organizações não-governamentais (ONGs) e entidades envolvidas com a Operação Acolhida, como, por exemplo, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA).

A justificativa alegada pelo deputado é que prestou visitas às instalações da Operação Acolhida nos dias 31 de agosto e 02 de setembro, para analisar de perto os atendimentos médicos realizados pelos militares aos venezuelanos.

“Após as visitas, identifiquei alguns problemas que necessitam de providências urgentes por parte do Poder Público e a Comissão Externa é o espaço perfeito para isso”, informou Nicoletti no documento. O requerimento foi aprovado por unanimidade na comissão.

SERVIÇO PÚBLICO – Vale ressaltar que em julho deste ano, o coordenador apresentou o primeiro relatório da Comissão com uma série de recomendações aos órgãos do Governo Federal frente às necessidades dos serviços públicos de saúde, educação e segurança pública.

Entre as recomendações do relatório estavam a necessidade de alocação de recursos para os sistemas de saúde municipais e estadual; cooperação entre órgãos federais e estaduais na área da segurança pública; a necessidade de subsídio financeiro para a educação com aumento de recursos e ampliação das escolas, especialmente em Pacaraima e a melhoria de comunicação entre os entes federativos para divulgação de dados sobre migração.

À Folha, o deputado afirma que esse novo requerimento só foi feito após o primeiro pedido de recursos para o serviço público oferecido pelo Governo do Estado e das Prefeituras de Pacaraima e Boa Vista.

“Eles [Operação Acolhida] estão fazendo esses atendimentos em prédios abandonados do Governo e da Prefeitura, na Rodoviária e isso tem desafogado as unidades básicas de saúde. É um algo a mais, que a gente precisa valorizar. Precisamos de mais médicos e mais equipamentos”, afirmou. “Não estou deixando de pedir recursos para o Estado e municípios. Isso já foi feito. O segundo passo é para que o Exército continue a atuar e melhorar o seu serviço”, completou. (P.C.)