A comissão especial externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) convocou para a próxima terça-feira (16) a reunião para analisar os quatro pedidos de impugnação contra a candidatura da primeira-dama Simone Denarium para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR).
O edital foi publicado no Diário da ALE-RR dessa sexta-feira (12), informação que a Folha havia adiantado no dia anterior. Após as análises, a comissão vai definir o calendário de sabatinas do processo de indicação ao TCE.
Na semana passada, o MPRR (Ministério Público de Roraima) apresentou à comissão documentos para mostrar que a primeira-dama praticou uma conduta proibida: ser sócia-administradora de duas empresas enquanto era secretária estadual. Após recebê-los, o colegiado suspendeu a data da sabatina com a justificativa de que iria analisá-los.
Recurso de reitor
No mesmo encontro, os deputados Soldado Sampaio (Republicanos), que preside a Casa e o colegiado, Renato Silva (Pros), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon (Podemos) também irão discutir o recurso apresentado pelo reitor Regys Freitas, da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), contra a decisão que o eliminou do pleito.
A disputa
Também concorrem à vaga no TCE os deputados Jorge Everton (União) e Coronel Chagas (PRTB) e a advogada Maria da Glória de Souza Lima, ex-procuradora do Estado.
*Por Lucas Luckezie