O presidente da Comissão de Minas e Energia, o deputado George Melo (Podemos), realiza nesta sexta-feira (29), às 15h no plenarinho Valério Magalhães na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), uma reunião com deputados membros da Comissão de Minas e Energia: Yonny Pedroso, vice-presidente, Gabriel Picanço, Jeferson Alves e Renato Silva, trabalhadores que atuam na atividade garimpeira, associações e lideranças voltadas a mineração no Estado.
Entre os debates estão à legalização do garimpo, a importância da atividade para a economia de Roraima, a situação ilegal em que os garimpeiros vivem e a demarcação de uma área específica no Estado para a atuação dos garimpeiros.
De acordo com o deputado George Melo, a população sobrevive com um percentual da economia da atividade garimpeira, que tem ajudado o estado em problemas nas áreas da saúde, educação e segurança, que de acordo com ele, aumentaram após a chegada dos migrantes venezuelanos.
“A migração Venezuela desenfreada fez com que o Estado tivesse sérios problemas. Roraima estava preparada para uma população de 400 mil habitantes, e hoje está com mais de 800 mil habitantes e, nós tivemos que nos readaptar a essa nova realidade, e talvez, se não fosse à atividade garimpeira, o nosso Estado não iria sobreviver só com a economia do contracheque e a exploração de grãos que vem sendo desenvolvida na área agrícola. Por conta disso, começamos uma discussão com as lideranças e movimentos dos garimpeiros para tratar do garimpo de forma legal em áreas brancas, locais específicos para realizar a garimpagem, ou seja, terras do Estado, que não são áreas para exploração ilegal”, disse.