As condições de acesso para escoamento da produção e deslocamento de moradores dos polos produtivos de Roraima precisa ser garantida pelo Governo do Estado antes do período de chuvas, que conforme meteorologistas pode ser intenso este ano. Essa é a opinião da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), que encaminhou essa semana três indicações ao Poder Executivo com esse objetivo.
A parlamentar atendeu demandas urgentes de pequenos produtores dos municípios de Bonfim, Normandia e Pacaraima, principalmente quanto à colocação de aterro e piçarra nas vicinais. “A estrada que dá acesso ao Polo Produtivo Tucano, em Bonfim, está em condições precárias. São os próprios moradores da região que estão fazendo o trabalho de aterramento, como forma de garantir condições mínimas de acesso”, comentou ao informar que existem cerca de 300 lotes na região, que tem a agricultura famílias como principal meio de subsistência.
Necessidade semelhante têm cerca de 50 famílias que vivem no Polo Produtivo Afonso de Souza, situado na estrada vicinal 4 de Normandia. “São apenas 2,5 quilômetros de piçarra que irá oferecer os meios necessários para facilitar o escoamento dessa produção rural, garantindo a melhoria de renda e nas condições de sobrevivência dessas pessoas”, destacou a deputada.
Lenir também solicitou a construção de uma ponte de cinco metros sobre o igarapé Piolho, que fica em Pacaraima e que, de acordo com ela, está danificada desde o último período de chuvas. “Pode desabar a qualquer momento, oferecendo risco de acidentes para quem transita por aquela região. É inclusive uma questão de segurança de fluxo contínuo e seguro dos moradores”, finalizou.