O Governo do Estado e a Prefeitura de Boa Vista anunciaram as medidas de contingência para evitar a proliferação do novo coronavírus. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, 16, e consistem principalmente na suspensão de serviços e recomendações de que a população permaneça nas suas residências.
O Plano de Contingência Estadual foi anunciado pelo governador Antônio Denarium (sem partido) após reunião com secretários de Governo, dentre elas, que o atendimento ao público nos órgãos estaduais passará por mudanças e será feito com agendamento prévio para evitar aglomeração nas repartições onde existe maior fluxo diário de pessoas.
Também haverá a suspensão de visita nas unidades prisionais e a identificação de sintomas em detentos e servidores do sistema prisional para evitar a entrada do vírus, de responsabilidade da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc); a suspensão das atividades do programa Rede Cidadania Melhor Idade, para idosos a partir dos 60 anos de idade; a suspensão das visitas nos hospitais, porém mantendo a permanência dos acompanhantes; suspender as aulas nas escolas das redes estaduais; proibir realização de eventos públicos e recomendar que todas as prefeituras também façam seus planos de contingência.
PREFEITURA – A prefeita Teresa Surita (MDB) também anunciou as medidas a serem adotadas no âmbito municipal já a partir desta terça-feira, 17, mesmo ainda não havendo pacientes confirmados com a doença na cidade.
Dentre elas está a Criação do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus (COVID-19); a suspensão de férias de todos os servidores da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal e Defesa Civil; suspensão dos eventos culturais, esportivos e de lazer promovidos pela Prefeitura; suspensão de deslocamentos e viagens dos servidores ou agentes de serviço da Prefeitura, podendo haver exceções; além da revogação de todas as autorizações para realização de eventos culturais, esportivos, e de lazer no âmbito de Boa Vista. O prazo destas suspensões é até dia 31 de maio de 2020, com período podendo ser prorrogado. A Prefeitura ressalta que os tributos pagos pelos munícipes serão restituídos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, no couber.
Os servidores do município com mais de 60 anos e gestantes poderão desempenhar suas atividades laborais em casa, quando possível. “Não haverá prejuízos quanto aos pagamentos de auxílios, vantagens e gratificações aos servidores durante o período previsto neste decreto”, informou a prefeita.
Teresa recomendou ainda que os atendimentos pessoais ao público sejam realizados apenas nos casos de urgência e emergência, que deverão ser previamente agendados por meio dos números fornecidos na página oficial da Prefeitura, com exceção da área da saúde. “As unidades de saúde municipais e o Hospital da Criança Santo Antônio atenderão ao público em regime normal”, ressaltou.
A gestora da Capital também suspendeu os atendimentos do Família Que Acolhe, exceto os de Saúde; suspensão dos atendimentos realizados pelos Cras, Creas e projetos sociais; suspensão das visitas domiciliares e vistorias realizadas pelas secretarias de Gestão Social, Projetos Especiais, Finanças, Obras e Meio Ambiente até 31 de março deste ano.
Além disso, Teresa também recomendou que a população do município de Boa Vista evite locais fechados, tais como bares, restaurantes, praças de alimentação, cinemas, museus, shoppings, teatro e eventos esportivos; recomendou que os bares e restaurantes adotem medidas de higienização e de condutas que possam mitigar os possíveis contágios; que as reuniões de trabalho sejam realizadas preferencialmente de modo virtual e, não sendo possível, que sejam feitas apenas com a presença das pessoas indispensáveis para tomada de decisão.
Outras decisões também foram tomadas para evitar a aglomeração das pessoas em espaços públicos, como o desligamento da rede wifi gratuita das praças e das fontes da Praça das Águas. “Depois de muita discussão e levantamento de dados, vamos tomar várias providências para evitar o contágio do coronavírus. Não é brincadeira, é coisa séria. Precisamos antecipar o problema com isolamento social”, alertou Teresa. (P.C.)
Câmara e Ale também tentam evitar COVID-19
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) informa que o expediente em todos os seus setores e programas, inclusive no interior do Estado, continua normal até orientação por parte dos órgãos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado. Destaca ainda que servidores com sintomas de gripe associados à febre devem ficar em casa e comunicar seus superiores. O mesmo procedimento será adotado para alunos da Escola do Legislativo (Escolegis) e do programa Abrindo Caminhos, que devem comunicar a direção dos respectivos programas. A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, no sentido de prevenção, avaliará de tomar outras medidas mais drásticas no decorrer da semana.
A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) também informou que após reunião da direção geral da Casa com o presidente, vereador Mauricélio Fernandes (MDB), ficou definido que, por enquanto, a presença do público nas sessões ordinárias de terça-feira e quarta-feira está liberada, mas as audiências públicas, sessões solenes e especiais, cursos e outros eventos no plenário da Casa, foram adiados ou cancelados.
“Os vereadores solicitam que a população mantenha as medidas de Prevenção em locais públicos e onde há aglomeração permanente ou temporária de pessoas. Outras decisões estão sendo estudadas e devem ser adotadas o quanto antes”, completou a CMBV. (P.C.)