Novato, Roberto Franco é o vereador mais votado; Conheça os eleitos em Boa Vista

Foram 12 novos parlamentares, o que representa uma renovação de 52% do parlamento municipal

Sede da Câmara Municipal de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Sede da Câmara Municipal de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Boa Vista elegeu, neste domingo (6), os 23 vereadores para representar os mais de 470 mil habitantes da cidade entre 2025 e 2028. Foram 12 novos parlamentares, o que representa uma renovação de 52% do parlamento municipal. A cerimônia de posse será realizada no dia 1º de janeiro.

Roberto Franco (DC) – 4043 votos

Vereadora eleito Roberto Franco (Foto: Arquivo pessoal)

Roberto Conceição dos Santos Franco nasceu em Itaituba no dia 05 de novembro de 1983. É casado com Larissa e pai de três filhos: Hilary, Leonardo e Lara. Reside em Boa Vista, Roraima, há 34 anos, cidade que adotou como sua, construindo laços familiares e profissionais. Ao longo de sua trajetória, Roberto tem se dedicado a causas que considera fundamentais para o desenvolvimento de sua comunidade. Suas principais bandeiras são a educação, saúde, transporte, mobilidade e segurança pública, temas que defende com determinação e compromisso em sua atuação política.

Ítalo Otávio (Republicanos) – 4024 votos

O vereador Ítalo Otávio – 17.07.2024 (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

Vereador, Ítalo Otávio Teixeira Pinto nasceu em Belo Horizonte, no dia 13 de julho de 1986. Veio para Boa Vista com a família, quando tinha cinco anos de idade, e aqui cresceu. Durante sua vida, trilhou o caminho da Administração Pública. Em 2016, foi eleito vereador pela primeira vez com 2.407 votos, foi reeleito duas vezes. Sua atuação é marcada pela fiscalização das ações nas áreas de Educação e Saúde na capital. Bandeiras como a defesa da mulher, a garantia de direitos para servidores municipais, a qualidade da Educação Infantil nas escolas e a atenção especial para pessoas atípicas, como Síndrome de Down e autismo, são algumas das principais frentes de atuação. É pai de dois filhos. É sobrinho-neto do ex-governador Ottomar de Sousa Pinto, morto em 2007.

Genilson Costa (Republicanos) – 3744 votos

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa – 08.11.2023 (Foto: Reynesson Damasceno/CMBV)

Atual presidente da Câmara Municipal de Boa Vista e tecnólogo em Gestão Pública, Genilson Costa e Silva nasceu em Boa Vista, no dia 18 de maio de 1981. É casado e pai de quatro filhos. Ele iniciou a trajetória política em 2004, quando foi escolhido vereador de Alto Alegre, cargo para o qual seria reeleito duas vezes. No Município, chegou ao posto de presidente da Câmara. Devido à atuação no interior, Genilson decidiu concorrer a vereador de Boa Vista em 2016, sendo eleito vereador pela primeira vez na capital com 2.431 votos. No cargo, foi reeleito duas vezes. Em 2021, foi eleito presidente da Câmara da cidade, cuja gestão focou no desenvolvimento regional, na valorização do servidor público, na Saúde, na Educação, no Esporte e no Lazer.

Júlio Cézar Medeiros (MDB) – 3695 votos

Vereador Júlio Medeiros (Foto: Arquivo pessoal)

Empresário, vereador e bacharel em Direito, Júlio Cézar Medeiros Lima nasceu em Boa Vista, no dia 1º de outubro de 1978. Ele disse ter tido uma infância feliz com os irmãos, foi alfabetizado na Escola São José, cursou o Ensino Médio em Fortaleza durante a adolescência e depois retornou a Boa Vista. Sempre foi entusiasta do empreendedorismo e buscou a independência financeira desde cedo. Seu primeiro contato com a política foi em 1994, na campanha para o primeiro mandado de deputada estadual da mãe Aurelina Medeiros Lima. Em 2012, foi eleito o vereador mais votado da história de Boa Vista, com 5.770 votos, e foi reeleito três vezes. Desde 2013, apresentou mais de 13 mil indicações, 130 Projetos de Lei e tem 30 leis vigentes, que melhoraram as áreas de Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura. Atualmente, é casado.

Manoel Neves (Republicanos) – 3372 votos

O vereador Manoel Neves (Foto: Divulgação)

Manoel Neves de Macedo nasceu em Guaribas (BA), no dia 19 de abril de 1964. Mora em Roraima desde 2000. É radialista, casado e pai de três filhos. É pastor da Igreja Universal do Reino de Deus há quase 40 anos. Em 2008, foi eleito vereador pela primeira vez com 1.394 votos, tendo sido reeleito quatro vezes e permanecerá como o parlamentar em atividade com mais mandatos em Boa Vista: cinco. Já apresentou mais de três mil indicações e mais de 170 Projetos de Lei, tendo emplacado 125 leis – 45 delas na legislatura 2021-2024. No novo mandato, ele pretende continuar a defender pautas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das famílias boa-vistenses, especialmente às pessoas com deficiência, os idosos e pessoas vulneráveis. Por meio de suas indicações, desenvolvidas com participação popular, deseja continuar contribuindo para a melhoria da infraestrutura e da segurança no trânsito da capital.

Marcelo Nunes (PDT) – 3284 votos

Marcelo de Magalhães Nunes nasceu em Boa Vista, no dia 11 de março de 1979. É casado e pai de dois filhos. Formado em Administração (UFRR), Marcelo é gestor, empreendedor, foi presidente do antigo Iacti (Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado), superintendente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), consultor empresarial e professor universitário. No mandato, promete atuar por mais avanços na Educação, pelo empreendedorismo e apoio aos pequenos empresários e autônomos, contra o excesso de burocracia, formalismo e os gargalos que o Poder Público apresenta e dificulta os empreendedores. Promete debater as consequências e o impacto da imigração venezuelana nos serviços públicos, além da saúde pública e a infraestrutura dos bairros mais distantes do Centro.

Walkiria Ribeiro (Republicanos) – 3275 votos

A vereadora eleita Walkiria Ribeiro (Foto: Arquivo pessoal)

Walkiria Ribeiro dos Reis nasceu em Barra do Corda (MA), no dia 20 de novembro de 1968, e mora em Boa Vista desde os 15 anos de idade. Casada e mãe de quatro filhas – incluindo a deputada estadual Tayla Peres (Republicanos) -, é formada em Gestão Pública e atualmente cursa Psicologia. Eleita para o primeiro mandato, Walkiria deseja trabalhar pelos bairros mais afastados de Boa Vista, buscando melhorias que atendam diretamente a população. Entre suas prioridades, estão a ampliação dos serviços de saúde, a melhoria da infraestrutura de ruas e calçadas, o incentivo à geração de empregos por meio de cursos de capacitação, a promoção da inclusão social e a atenção especial a crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Bárbara Falcão (Progressistas) – 3254 votos

Barbara Ribeiro Falcão nasceu em Boa Vista, no dia 31 de março de 1986. É casada, mãe de um filho e formada em Publicidade/Marketing. Começou a trabalhar aos 17 anos, na TV Ativa e depois trabalhou na TV da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), onde conheceu a deputada estadual Angela Águida Portella (Progressistas), que a convidou a fazer parte da equipe. Há 12 anos, atua em inúmeros projetos sociais da parlamentar e foi essa experiência que a levou a ser candidata. Suas principais bandeiras defendidas são as causas relativas às necessidades das mães atípicas, crianças, mulheres e Educação.

Professor Thiago Reis (PSD) – 3043 votos

Casado, pai de uma bebê de 6 meses. Passou a infância no bairro Pricumã, atleta de basquete e futebol. Formou-se em Fisioterapia pela Faculdade Cathedral, possui doutorado em Patologia e Mestrados em Terapia Intensiva e em Pneumologia. Trabalha como profissional de UTI no Hospital Geral de Roraima – HGR e como professor dos cursos de Saúde das Faculdades Cathedral, Unama e Universidade Estadual de Roraima. Foi presidente do Sindicato de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Roraima (2019 – 2024). Com essa experiência, quer priorizar a luta pela valorização do servidor municipal, atuando em pautas que melhorem a Educação, Saúde e Esporte do município.

Adjalma Gonçalves (Podemos) – 2812 votos

O vereador eleito Adjalma Gonçalves (Foto: Ascom Adjalma Gonçalves)

Adjalma Gonçalves nasceu em Barra do Garças (MT), no dia 26 de janeiro de 1972, e mora em Roraima desde 1986. É casado e pai de três filhos. É formado em Gestão Ambiental e é escritor, sendo autor do livro Conto Um Conto Real. Foi soldado do Exército e vereador de Caracaraí por três mandatos, tendo sido presidente da Câmara da cidade do interior. Em 2020, terminou como suplente de vereador boa-vistense com 2.047 votos e só assumiu o mandato e março de 2023 a junho de 2024. Nesse intervalo, foi autor de mais de 3 mil indicações, ouviu presencialmente reivindicações de quase 5 mil pessoas e emplacou cerca de 30 leis. Promete retomar seu mandato participativo, por meio do projeto Assiste Aqui.

Aline Rezende (Progressistas) – 2779 votos

Atual primeira-secretária da Câmara Municipal, Aline Maria de Menezes Rezende Chagas nasceu em Boa Vista, no dia 9 de novembro de 1979. É oriunda de uma família pioneira da cidade. É mãe de três filhos, avó e casada com o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB). É formada em Direito. Na juventude, foi Miss Roraima, Miss Brasil das Américas, Miss América Latina e segunda colocada no Miss Universo Brasil. Em 2012, foi eleita vereadora pela primeira vez com 2.570 votos, tendo sido reeleita três vezes. É autora de mais de oito mil indicações para melhorar Boa Vista. Na Câmara, também foi vice-presidente da mesa diretora. Por mais de um ano, se afastou para ser secretária estadual de Gestão Estratégica e Administração. Em 2022, foi eleita suplente do senador Dr. Hiran (Progressistas), que obteve 118.760 votos.

Tuti Lopes (Podemos) – 2704 votos

A vereadora Tuti Lopes (Foto: Arquivo pessoal)

Maria Inês Maturano Lopes nasceu em Boa Vista, no dia 13 de janeiro de 1984. Foi casada com o hoje deputado estadual Armando Neto (PL), com quem tem um filho. Atualmente, está divorciada. É filha do ex-deputado federal Édio Lopes. Formada em Direito, é advogada. Em 2020, foi eleita vereadora pela primeira vez com 1.363 votos e se dedicou a exercer um mandato participativo onde as demandas da sociedade nortearam suas ações. No meio do mandato, descobriu um câncer nos ovários que a deixou meses afastada das funções. É autora de 17 leis municipais que beneficiam mulheres, pessoas com deficiência, estudantes, categorias profissionais, Esporte, Educação e Saúde. Reeleita, Tuti quer continuar seu trabalho norteada pelas necessidades da população.

Adnan Lima (DC) – 2687 votos

Vereador reeleito Adnan Lima (Foto: Arquivo pessoal)

Adnan Wadson de Lima nasceu em Boa Vista, no dia 23 de novembro de 1984. É casado e pai de dois filhos. É formado em Economia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e membro da Videira, Igreja em Células. Já trabalhou como office-boy. Disputou quatro eleições, sendo eleito vereador pela primeira vez em 2020, com 1.178 votos.

Carol Dantas (PSD) – 2647 votos

Carol Dantas (Anne Caroliny Dantas Pereira) nasci em 1989 em Pombal-PB, resido desde 2005 em Boa Vista/Roraima, solteira, minhas bandeiras são: Empreendedorismo, Esporte, cultura e entretenimento.

Pr. Gill Rocha (Podemos) – 2634 votos

Gildevaldo da Luz Rocha nasceu em Marabá (PA), no dia 22 de junho de 1975. É casado, pai de duas filhas. É pastor, teólogo, advogado e psicanalista. Mora em Boa Vista desde 1998. Na Câmara, pretende defender bandeiras como a defesa da família tradicional, a liberdade religiosa, a Educação, a Saúde e o Meio Ambiente para as presentes e futuras gerações.

Bruno Perez (MDB) – 2609 votos

Vereador reeleito Bruno Perez (Foto: Arquivo pessoal)

Bruno Perez de Sales nasceu em Sete Lagoas (MG), no dia 21 de janeiro de 1981. É jornalista formado, radialista e fundador da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na capital. Mora em Boa Vista desde abril de 2008. É casado e avô de uma neta. Em 2020, terminou como suplente de vereador e só assumiu a titularidade do cargo em 2022. Como vice-líder do prefeito Arthur Henrique (MDB) na Câmara, ele promete seguir usando a própria força para resolver as demandas dos munícipes. Suas principais pautas são relacionadas à Infraestrutura, ao Trânsito e a pessoas com deficiência. A meta dele é continuar ouvindo as pessoas e manter o projeto Gabinete na Rua.

Vavá do Thianguá (MDB) – 2481 votos

Aderval da Rocha Ferreira Filho nasceu em Manaus, no dia 11 de outubro de 1979, e mora em Boa Vista desde os 16 anos de idade. É casado e pai de dois filhos. É formado em Direito. Durante sua vida, se notabilizou por se empenhar pela Cultura e pelo Esporte: foi coordenador do projeto Cabelos de Prata, da Prefeitura de Boa Vista, e atualmente lidera o projeto social Centro de Treinamento Vavá Team e a quadrilha junina Garranxê. Em 2016, foi eleito vereador pela primeira vez com 1.619 votos, tendo sido reeleito duas vezes, defendendo essas bandeiras. Seu pai, Aderval da Rocha Ferreira (morto em 2015), dá nome a um palco localizado no bairro Nova Canaã. É o atual segundo-secretário da Câmara Municipal.

Pastora Carla Messias (Progressistas) – 2432 votos

Carla Demetrio Martins Matos Messias nasceu em Cabo Frio (RJ), no dia 21 de dezembro de 1980. É casada, mãe de quatro filhos e avó de dois netos. É pastora quadrangular e desde 2018 é a coordenadora estadual de mulheres da Igreja Quadrangular. Também dedica-se na área social, atuando por meio de projetos que dão atendimento médico, psicológico, atendimento para crianças autistas, tratamento odontológico e fisioterapia para os cidadãos de maneira voluntária. Também atua há 13 anos no Projeto Resgatando Vidas, uma casa de recuperação de dependentes químicos que surgiu em uma célula.
Suas bandeiras são: atendimento digno para as crianças autistas; ⁠valorização da vida e da saúde mental; e recuperação de dependentes químicos.

Fogaça (MDB) – 2387 votos

O vereador Thiago Fogaça durante posse no cargo em janeiro de 2021 (Foto: Arquivo pessoal/Instagram)

Thiago Coelho Fogaça nasceu em Boa Vista, no dia 12 de outubro de 1983. É casado e pai de dois filhos. É formado em Gestão Pública. Foi secretário municipal de Obras de Caracaraí e secretário estadual adjunto do Trabalho e Bem-Estar Social. Assumiu o cargo de vereador da capital pela primeira vez em 2016 como suplente, por ter recebido 1.183 votos. Em 2020, foi eleito vereador titular com 1.791 votos.

Inspetor Daniel Mangabeira (PDT) – 2242 votos

Moacival Daniel Mangabeira nasceu em Boa Vista, no dia 10 de fevereiro de 1974. É conhecido por ser filho de Maria Perpétua, a Tia Nêga da Paçoca, e por ser líder da quadrilha junina Amor Caipira. É casado e pai de quatro filhos. É inspetor e ex-comandante da Guarda Civil Municipal (GCM). Em 2020, terminou como suplente de vereador com 1.054 votos e assumiu o cargo somente em 2022. Em seu mandato, Daniel defende o fortalecimento da GCM, a valorização das tradições culturais, o incentivo ao Esporte, além de projetos voltados à Segurança Pública e ao desenvolvimento social.

Thiago Saraiva (PSD) – 2183 votos

Thiago Saraiva (Foto: Arquivo pessoal)

Thiago Duarte Saraiva nasceu em Amajari, no dia 28 de maio de 1984. Foi criado na Serra do Tepequém, é casado e pai de três filhos. Empresário no ramo educacional com formação superior em Gestão Pública. Foi presidente da Câmara de Amajari entre 2016 e 2020. Thiago é candidato a vereador com foco em Educação e causas sociais. Possui 23 anos de experiência na educação privada e deseja levar seu conhecimento para lutar por esta bandeira na Câmara Municipal de Boa Vista, onde pretende promover melhorias significativas nessas áreas em benefício dos cidadãos da cidade.

Deyvid Carneiro (União Brasil) – 2046 votos

Deivyd Carneiro (Foto: Arquivo pessoal)

Deyvid Everson Silva Carneiro nasceu em Boa Vista, no dia 23 de setembro de 1985. É casado. É policial penal de Roraima e tem ensino superior completo.

Jeu Nunes (PDT) – 2017 votos

Jeu Nunes (Foto: Arquivo pessoal)

Jeusivania Pereira Nunes nasceu em João Lisboa (MA), no dia 13 de abril de 1987. Mora em Roraima há mais de três décadas. Cresceu em uma família humilde, onde aprendeu desde cedo o valor do esforço e da educação. É formada em Serviço Social e Direito. Trabalha em projetos sociais como “Faça e Seja Feliz” e “Pequeno Aprendiz”. Como assistente social, coordenou o projeto “Saúde Itinerante”.