O cônsul-geral da Guiana, Rodger King, participou de um encontro com o secretário Emerson Baú, na Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), para tratar sobre propostas de atuação entre as duas regiões. O encontro ocorreu no fim desta quinta-feira, 7.
A discussão pontuou sobre assuntos estratégicos, como o acordo de transporte de cargas e passageiros, a questão da infraestrutura viária, ações de turismo, defesa vegetal e animal, além do intercâmbio para o aprendizado de línguas.
“Em agosto, iniciaremos o asfaltamento de Linden com aproximadamente 120 quilômetros, como também a substituição de 31 pontes de madeira por concreto até Lethem. Esse trabalho deverá fomentar o turismo fronteiriço, além de ampliar as possibilidades econômicas da Guiana com as demais atividades produtivas”, comentou Rodger King.
King reforçou que a região revela diversos atrativos turísticos. “Na Guiana existem muitas cachoeiras, resorts florestais, hotéis de campo e uma infinidade de motivações para a diversão, lazer e descanso”, destacou.
Para o secretário Emerson Baú, a vinda do cônsul a Roraima estimula o trabalho do Governo do Estado em prol do desenvolvimento. “A cada encontro representativo com a Guiana diminuímos a distância entre as fronteiras, ampliando a economia de Roraima com o fortalecimento do setor agropecuário e industrial, como também com o turismo em nosso Estado, além dos investimentos com a produtividade e o abastecimento”, comentou.
Ainda no âmbito do desenvolvimento, o secretário propôs um intercâmbio para fortalecer o estudo da língua estrangeira nas duas regiões. “Nossa ideia é possibilitarmos uma experiência educacional fazendo intercâmbio dos estudantes roraimenses nas fronteiras do conhecimento, aprendendo inglês, e os guianenses buscando falar português em Roraima”.
IMPORTAÇÃO
Segundo o coordenador de Negócios Internacionais, Eduardo Oestreicher, a Guiana sinalizou que a Caricom (Comunidade do Caribe) quer reduzir o volume de importação para segurança alimentar em até 25%.
“Isso quer dizer que num total de 8 bilhões de dólares, a Guiana quer produzir 2 bilhões de dólares no território da Caricom. Nesse aspecto, Roraima pode contribuir bastante com a venda de produtos por investidores brasileiros parceiros das empresas guianenses”, destacou.