Política

Convenções estão marcadas para este final de semana

PHS, PDT, REDE, PSTU se reúnem no sábado e domingo, para oficializar as coligações das eleições de outubro

Correligionários de quatro partidos se reúnem neste final de semana para convenções em Boa Vista. A primeira será da Rede sustentabilidade, que realiza convenção hoje, 30, a partir das 9h, no Espaço Paricarana. O partido tem pré-candidato a majoritária e deve lançar o ambientalista e presidente estadual da Rede, Ciro Campos de Souza, para concorrer à prefeitura de Boa Vista.

Ainda no sábado, desta vez a tarde, às 14 horas, será a vez das convenções do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), na Escola Ulisses Guimarães, no bairro Silvio Botelho; a do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) será no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (UFRR); e a do Partido Democrático Trabalhista (PDT), no ginásio do Pintolândia.

Destes, apenas o PDT tem pré-candidato próprio para concorrer à prefeitura de Boa Vista. O estudante de Direito Jeferson Alves é o pré-candidato do partido. O PSOL, primeiro partido a se posicionar nas convenções, deve disputar as eleições coligado com o PSTU. O partido lançou o servidor Luis Oca.

No domingo é a vez da reunião do Partido dos Trabalhadores (PT), com início previsto para as 08 horas, no Auditório do Hotel Cristal, no bairro São Vicente. O partido vai lançar o ex-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o cientista político Roberto Ramos, como opção às eleições municipais de Boa Vista.

O período de convenção, que vai até a próxima sexta-feira, 5, serve para que partidos definam e oficializem os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, que concorrem nas eleições de outubro. Em anos anteriores as convenções ocorriam mais cedo – geralmente de 10 a 30 de junho. O ano de 2016 foi diferente por conta da implantação da Minirreforma Eleitoral, que prevê uma campanha mais curta – passou de 90 para 45 dias – e com limite de gastos. Passadas as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para apresentar no cartório eleitoral o requerimento de registro dos candidatos.

NOVAS REGRAS – Outra mudança da Minirreforma Eleitoral de 2015 refere-se ao prazo para deferimento da filiação partidária com intenção de participar do pleito. Agora, para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na cidade onde pretende concorrer pelo prazo de, pelo menos, um ano antes do pleito, e estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data de eleição. Até 2014, a filiação deveria estar deferida no mínimo um ano antes do pleito.  

Confira a Agenda de Convenções: