Daniel Trindade assume PRD e prepara partido para possível eleição suplementar

Delegado adiantou que a sigla vai priorizar, nas eleições de 2026, o lançamento de uma chapa completa para deputado federal

Advogado, delegado e professor Daniel Trindade (Foto: José Magno/FolhaBV)
Advogado, delegado e professor Daniel Trindade (Foto: José Magno/FolhaBV)

O delegado Daniel Trindade assumiu a presidência estadual do PRD (Partido Renovação Democrática) e disse que um de seus objetivos é estruturar a legenda para disputar uma eleição suplementar para o Governo de Roraima, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirme a cassação do governador Antonio Denarium (Progressistas).

Além disso, Trindade adiantou que a sigla vai priorizar, nas eleições ordinárias de 2026, o lançamento de uma chapa completa para deputado federal, deixando aberta a possibilidade de emplacar nomes para outros cargos. “Estamos analisando os melhores nomes e com reais chances”, disse o dirigente, que propõe a composição de um novo grupo político, com uma visão desenvolvimentista, atuação social e sem apadrinhamento.

Completam a diretoria: Antonio Endy Freire da Silva (vice-presidente), Jordan da Silva Laranjeira (secretário executivo), Layane Soares Reis (primeira-tesoureira), Luana Lima Santos (primeira-secretária), Rodrigo Lima da Costa (primeiro secretário executivo), Samuel Pedreiro da Trindade (tesoureiro geral) e Sandro Alves Miranda (secretário geral), além dos membros Francisca Magna Rodrigues, Natalia Aleixo Coelho, Oberdan de Souza Falcão e Thamirys Hadrya Rodrigues da Costa.

Terceiro maior partido do País em número de filiados, com 1,3 milhão de integrantes, o PRD possui cinco parlamentares na Câmara dos Deputados: três mineiros, um goiano e um maranhense. Com aval do TSE, o partido foi criado em 2023 como resultado de uma fusão entre o Patriota, que já abrigou Cabo Daciolo, e o o PTB, o qual já teve Roberto Jefferson e Padre Kelmon.

Daniel Trindade destacou dez objetivos do PRD, entre eles, a promoção da igualdade de oportunidades, o fortalecimento da saúde pública, o investimento em educação de qualidade, o empoderamento de comunidades e a construção de uma cultura de paz e respeito. Interessados em se filiar podem procurar a sede do partido (avenida Benjamin Constant, 1735, Centro de Boa Vista), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.

Quem Daniel Trindade

Daniel Pedreiro da Trindade nasceu em 25 de dezembro de 1983, em Monte Alegre (PA). Na juventude, morou no antigo Beiral (atual Parque do Rio Branco) e foi na educação e no esporte que viu a oportunidade para mudar sua vida e a de sua família.

É graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), e atualmente cursa Doutorado na mesma área e instituição. Também é formado em Administração e Letras, e tem sete pós-graduações nas áreas de Direito, Administração e Educação. Além disso, é técnico e perito avaliador em transações imobiliárias.

Atualmente, é delegado da Polícia Civil. Já atuou como professor universitário de Direito (Faculdade Cathedral), professor de Língua Portuguesa (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), advogado especialista em Direito Imobiliário, analista judiciário do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e servidor do Ministério Público de Roraima (MPRR).

Como lutador de jiu-jítsu, foi medalhista mundial e pan-americano e campeão roraimense e amazonense. No MMA, esteve entre os melhores do Norte de 2006 a 2013. Na política, disputou quatro eleições: na última, em 2024, tentou a Prefeitura de Cantá pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e ficou em segundo lugar com 4.963 votos. Ele também já foi filiado PSB e aos extintos PPL (atual PCdoB) e PTB.