Defesa de candidato baleado em Amajari entra com recurso para restabelecer candidatura

Vice também prestou informações sobre estado de saúde de candidato após atentado

Defesa de candidato baleado em Amajari entra com recurso para restabelecer candidatura

Em Amajari, as candidaturas de Toinho da Aderr (PRD) para prefeito e de Alex Wanderley (PRD) para vice-prefeito devem ser autorizadas pela Justiça. A chapa havia sido considerada inapta, porém, os dois conseguiram parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) e podem concorrer no pleito do dia 06 de outubro. 

A informação foi repassada à FolhaBV na tarde desta quinta-feira, 26, por Alex Wanderley e o advogado Jaeder Ribeiro. Toinho da Aderr permanece internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), após o atentado sofrido em sua residência, onde o mesmo foi atingido com quatro tiros.

A candidatura foi indeferida por conta de um “desatendimento a requisito formal” na Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições). Na época, o juiz da 7ª Zona Eleitoral de Pacaraima, Ruberval Barbosa de Oliveira Júnior, informou que o candidato a vice-prefeito teve seu registro indeferido diante da ausência de documentação. O juiz observou, no entanto, que a chapa é única e indivisível, segundo os termos do Art. 91 do Código Eleitoral e indeferiu o registro de ambas as candidaturas. A decisão cabia recurso.

Frente à negativa, o advogado Jaeder Ribeiro entrou com recurso para reverter a situação. O caso foi analisado pelo Procurador Regional Eleitoral auxiliar, Mateus Amado, que opinou pelo conhecimento do recurso e pelo provimento para deferir o registro de candidatura de Alex Wanderley, consequentemente da chapa.

No parecer, o Procurador ressaltou que houve equívoco na juntada de documento e falha técnica do partido que, ao solicitar a expedição da certidão criminal da Justiça Federal de 1º Grau, trocou a unidade federativa de ‘Roraima’ ‘por Rondônia’. Ainda, que a jurisprudência do TSE permite a juntada de documentos faltantes desde que ocorrida antes do trânsito em julgado da decisão.

“Já recorremos e temos um parecer favorável do Ministério Público Eleitoral. Está faltando agora apenas a decisão do relator, que a gente desconfia que saia até semana que vem”, reforçou Ribeiro.

TRE suspende registro de candidato a prefeito em Amajari

Candidato a prefeito de Amajari é baleado com 4 tiros enquanto dormia

Candidato baleado está em estado grave na UTI

O candidato a prefeito de Amajari, Toinho da Aderr, alcunha de Antonio Etelvino Almeida, em entrevista à TV Assembleia (Foto: SupCom ALE-RR)

Vice de Toinho da Aderr atualiza condição de saúde após atentado

Segundo Wanderley, o estado de saúde de Toinho da Aderr ainda é crítico, mas está em evolução e apresentando melhora a cada dia. O candidato a prefeito sofreu quatro perfurações e estava internado em estado grave na UTI.

“A gente espera que a gente possa concorrer ao pleito normalmente e que até semana que vem ele já esteja em fase de recuperação. Estamos acompanhando todos os dias os boletins médicos. Alguns informaram que ele estava estável e agora deu uma melhora, então, estamos esperando as próximas 24h. Temos muita fé em Deus que isso se desenvolva da melhor forma possível”, destacou.

Wanderley reforçou ainda que lamenta o ocorrido e que ainda não há uma explicação concreta da motivação do crime. “Até eu fico preocupado. Se aconteceu com ele, poderia ter acontecido comigo”, completou.

Sobre a possibilidade do atentado ter uma motivação eleitoral, o vice ressaltou que não há como afirmar alguma ligação política. “A gente não pode afirmar, mas é muito estranho perto de um pleito eleitoral acontecer um problema dessa gravidade. A gente fica muito assustado com tudo isso. É uma cidade pacata, nunca tinha acontecido uma coisa tão violenta desse jeito. Foram vários tiros disparados contra ele e causou uma série de danos particulares à ele.

Leia a Folha Impressa de hoje