Denarium acusa Prefeitura de Boa Vista de sobrecarregar HGR e Cosme e Silva

Prefeitura respondeu ao dizer que defende que o Governo realize, urgentemente, uma expansão dos atendimentos minimamente proporcional à promovida pelo Município, para que a população receba o atendimento necessário em todas as etapas da rede de saúde

O governador Antonio Denarium em entrevista ao Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)
O governador Antonio Denarium em entrevista ao Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)

O governador Antonio Denarium (Progressistas) acusou a Prefeitura de Boa Vista de ser a responsável por sobrecarregar as unidades de saúde do Estado na capital. A declaração foi feita nesse domingo (8), durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM (assista ao programa completo ao final da reportagem).

Para Denarium, se a gestão municipal fizesse sua obrigação de abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) à noite e aos fins de semana, a população não procuraria unidades como o Pronto Atendimento Cosme e Silva e o Hospital Geral de Roraima (HGR).

Na entrevista, a secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzon, afirmou que 60% dos atendimentos da rede de Saúde do Estado deveriam ser feitos nas UBSs de Boa Vista.

A secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzon em entrevista ao Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)

Ao ser perguntado sobre se pretende dialogar com a Prefeitura para aprimorar o atendimento na saúde pública, o governador afirmou que representantes da gestão municipal “nunca participaram” de reuniões em que foram convidados para tratar de interesses do Estado.

Em resposta (que pode ser lida completamente ao final da reportagem), a Prefeitura de Boa Vista afirmou ser “indispensável” que o Governo realize urgentemente uma expansão dos atendimentos, minimamente proporcional à promovida pelo Município, para garantir que a população receba o atendimento necessário em todas as etapas da rede de saúde.

Melhor saúde pública que maioria dos estados, diz governador

Denarium também afirmou que a saúde pública de Roraima é melhor que a maioria dos estados brasileiros e exemplificou o atendimento feito pelo HGR ao pai do jogador Thiago Maia, Joel de Jesus Alencar, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A nossa saúde publica aqui é muito melhor que a maioria dos estados brasileiros, tanto é que vem pacientes do Amazonas para operar em Rorainópolis”, destacou, rebatendo críticas de adversários. “O que existe é muita maldade de algumas pessoas, principalmente adversários políticos que nunca fizeram nada, só atacam o Governo e não ajudam”.

Cirurgias eletivas

Na entrevista, os gestores apresentaram o balanço de cirurgias eletivas, que foi de 60 mil entre 2022 e 2024, sendo mais de 1 mil nos últimos quatro meses. Cecília Lorenzon afirmou que pacientes podem consultar a posição que ocupam na fila dos procedimentos, pela Ouvidoria do SUS (98410-6188), onde poderão informar a necessidade de prioridade.

Nota completa da Prefeitura

“A Prefeitura de Boa Vista compreende as dificuldades enfrentadas pelo Governo do Estado de Roraima em atender às crescentes demandas de encaminhamentos da Atenção Básica para as unidades estaduais de saúde. Esse aumento é reflexo da maior expansão da rede de Atenção Básica já realizada na história da capital e do país, com o número de equipes do Programa Saúde da Família saltando de 60 para 161. Também foi entregue para a população um total de 9 novas UBSs entre construções e ampliações, incluindo a primeira unidade na zona rural.

Além de tudo isso, houve uma ampliação de 50% no horário de atendimento diurno das UBS que antes funcionavam 8h (8h às 12h e 14h às 18h) e agora atendem a população de forma diária ininterrupta das 7h às 19h.

Essa enorme ampliação no atendimento da atenção básica de saúde, obviamente, gera uma maior demanda de encaminhamentos para a atenção especializada, de responsabilidade do Governo do Estado.

Diante desse cenário, é indispensável que o Governo do Estado realize urgentemente uma expansão, no mínimo proporcional à promovida pelo Município, a fim de garantir que a população receba o atendimento necessário em todas as etapas da rede de saúde.”

Agenda da Semana 08/12/2024