Política

Denarium defende calamidade e vai denunciar deputado que entrou no HERC

Governador comentou ida de Dhiego Coelho, contrário à calamidade, ao Hospital de Retaguarda. Por outro lado, deputado disse nesta quinta-feira que não agrediu ninguém no HERC

O governador Antonio Denarium (Progressistas) defendeu nesta quinta-feira (10), em coletiva de imprensa, a manutenção do estado de calamidade pública para 2022, e prometeu denunciar o deputado estadual Dhiego Coelho (PTC) por ter “invadido” o Hospital Estadual de Retaguarda Covid-19 (HERC).

LEIA MAIS AQUI

Deputado entra em Hospital de Retaguarda e caso vai parar na polícia

Denarium disse a extensão da medida tem caráter preventivo. “O decreto de calamidade é apenas a prorrogação da medida tomada em 2020, quando a pandemia iniciou. Estamos ainda com grande número de pacientes internados com Covid-19. E a pandemia não acabou ainda. Então, nós precisamos ter agilidade na contratação de servidores, e compra de equipamentos e medicamentos. É um trabalho preventivo do Governo do Estado pra manter e melhorar a qualidade do nosso atendimento”, disse.

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), há 33 pacientes internados com Covid-19 em Roraima. Dos 41 leitos de UTI, dez estão ocupados (sete adultos e três crianças). Os dez respiradores mecânicos estão vazios. E dos 174 leitos de enfermaria, 23 estão em uso (três adultos – e 20 crianças).

Denarium acusa deputado de agredir servidores no HERC

O governador prometeu denunciar Dhiego Coelho, a quem acusa de invadir o HERC e agredir servidores da unidade. “Quanto ao deputado que invadiu de forma criminosa, irresponsável e leviana, nós estamos com os procedimentos para fazer uma denúncia contra o parlamentar, que usou do seu direito como deputado estadual, agredindo servidores, médicos, enfermeiros, lá no Hospital de Retaguarda. É um hospital que está fazendo atendimento dos pacientes da Maternidade e também do pronto atendimento de Covid”, disse Denarium, que não respondeu sobre o parlamentar ter dito, em vídeo, que dois pacientes da enfermaria não estariam com Covid-19.

Dhiego Coelho diz que não agrediu ninguém


O deputado estadual Dhiego Coelho em discurso na tribuna da ALE-RR, nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (10), o deputado usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima para dizer que não agrediu ninguém no Hospital de Retaguarda. “Eu estava no meu dever e direito de fiscalizar. Não fiz nada de errado, tanto que todos os vídeos que circulam nas redes sociais não mostram, em momento algum, eu agredindo alguma pessoa”, declarou.

Contrário à prorrogação do estado de calamidade pública, aprovado na Assembleia, o parlamentar justificou a ida ao HERC, feita na última terça-feira (8), para comprovar que Roraima não precisaria mais continuar com a medida e relatou o que viu na unidade, como dois pacientes na única enfermaria em funcionamento. “Um total desperdício do dinheiro público”, disse.

Conforme o último boletim da Sesau, o Hospital de Retaguarda tem 82 leitos – três deles estão ocupados.