FIBRA ÓPTICA

Denarium diz que instalação de rede subaquática é fruto de articulação com o Governo Federal

A nova rede de dados terá capacidade de 4TB, cerca de dez vezes mais rápida que a ofertada atualmente pela única empresa responsável pela gerência da rede existente no Estado.

Governador de Roraima, Antonio Denarium. (Foto: reprodução)
Governador de Roraima, Antonio Denarium. (Foto: reprodução)

Durante a Cúpula da Amazônia, realizada neste final de semana em Belém-PA, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou que, até dezembro deste ano, o projeto de instalação da rede subaquática de internet de fibra óptica entre a Vila de Moura, no município de Barcelos (AM) e Caracaraí, na região Sul de Roraima, com interligação terrestre até a capital, Boa Vista, será finalizado.

“Conversei com o ministro durante o evento e ele assegurou que a nova via de fibra ótica irá resolver o problema da nossa conexão, tornando mais rápida e segura. É um investimento que dependia da finalização da conexão com o Amazonas, para então seguir para Roraima. E agora vai se tornar uma realidade também para os roraimenses. Hoje a internet é tão importante quanto à questão energética, quando se trata de infraestrutura para atração de novos investimentos. Isso vai beneficiar não só a nossa população, como vai ser importante para impulsionar a nossa economia”, destacou o governador Antônio Denarium.

Ainda segundo Denarium, ele tem sido o maior articulador junto ao Governo Federal e entidades ligadas à área de tecnologia para solucionar o imbróglio da internet em Roraima.

“A proposta sempre fez parte do meu Plano de Governo e foi uma promessa de campanha. Um trabalho intenso que iniciou em 2019 com reuniões nos Ministérios da Comunicação e Ciências e Tecnologia para o planejamento de ações para a realização dessa importante obra”, acrescentou.

O PROJETO

Esse projeto, faz parte do pacote de três importantes obras do programa Norte Conectado (RNP), do Governo Federal. “Essa articulação continuou junto ao Governo Federal, sendo oficialmente apresentado pela Entidade Administradora de Faixa de 3.5 GHz [EAF], em março deste ano, durante reunião em meu gabinete no Palácio Senador Hélio Campos, onde os representantes da empresa detalharam o projeto”, disse Denarium.

Para que essa rede possa ser instalada, a EAF, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), executará a obra que terá 580 quilômetros de cabo de fibra óptica.

Desse total, 440 quilômetros serão posicionados no curso de rios entre Amazonas e Roraima, como o Rio Branco, principal via fluvial do Estado, enquanto que os 140 quilômetros restantes serão instalados às margens da BR-174, sentido Sul-Boa Vista.

CAPACIDADE

A nova rede de dados terá capacidade de 4TB, cerca de dez vezes mais rápida que a ofertada atualmente pela única empresa responsável pela gerência da rede existente no Estado.