O governador eleito de Roraima, Antonio Denarium (PSL), desmentiu matéria publicada pelo jornal O Globo, que afirmava que ele pretendia incluir famílias brasileiras de outros estados no acolhimento de refugiados venezuelanos.
Segundo Denarium, ele já deixou público que seu objetivo à frente do governo de Roraima é restringir a entrada de Venezuelanos no Estado de forma eficiente. Para ele, a responsabilidade por abrigamento e transferência com imigrantes de outros países é estritamente do governo federal.
Sobre a “ajuda de custo” governamental para famílias brasileiras abrigarem os imigrantes por até seis meses em suas casas, seria um projeto da Secretaria Nacional de Direitos Humanos com quem esteve reunido, e não de Roraima. “Nós somos favoráveis a restrições severas na entrada dos venezuelanos até porque nosso estado sofre uma crise sem precedentes”, afirmou.
Entre as propostas sobre imigração feitas por Denarium desde a campanha está o endurecimento do controle na fronteira, com a exigência de certificado de vacinação e comprovante de antecedentes criminais.
O governador eleito está em Brasília esta semana para conversas com deputados, senadores e integrantes da equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, também do PSL.