Política

Deputada pede implantação de Salas Lilás em delegacias do interior

Espaços deverão ofertar atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência

A deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) encaminhou indicação parlamentar ao Governo do Estado sugerindo a implantação de “Salas Lilás” nas delegacias localizadas em 11 municípios do interior. São eles: Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza.
 
A “Sala Lilás” é um espaço para a prestação de atendimentos mais humanizados às mulheres vítimas de violência física e sexual. “A ambientação mais acolhedora e aconchegante com mensagens escritas nas paredes, por exemplo, serve de apoio para as vítimas que estão em momentos de extrema fragilidade emocional. Serão ambientes preparados para receber essa mulher em situação de violência de forma que ela se sinta mais segura. Nossa ideia é viabilizar emendas para este objetivo”, justificou Lenir.
 
O local deve ser equipado para a realização de exames periciais e possuir equipe multidisciplinar composta por policiais, assistentes sociais e enfermeiras para oferecer os atendimentos especializados. “A integração dos serviços pode ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar e falar sobre a violência sofrida. Estar conectada com a defesa dos direitos das mulheres e das famílias é uma pauta pessoal minha de muito tempo”, destaca a parlamentar.
 
No documento encaminhado ao Poder Executivo, Lenir Rodrigues cita os projetos criados pelas Secretarias de Segurança Pública dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro como iniciativas que deram certo. Aqui em Roraima caberá aos órgãos competentes estruturar as delegacias. A proposta deverá ser analisada pelo governador Antonio Denarium.