Deputada quer mudar nome do Parque Anauá para homenagear ex-governador

Ottomar Pinto governou Roraima por 11 anos em quatro mandatos diferentes e Boa Vista por uma vez, e também foi deputado federal constituinte

Ottomar de Sousa Pinto (Foto: Arquivo Antonio Diniz)
Ottomar de Sousa Pinto (Foto: Arquivo Antonio Diniz)

A deputada estadual Tayla Peres (Republicanos) propõe mudar o nome do Parque Anauá, o maior de áreas urbanas do Norte, para Parque Governador Ottomar de Sousa Pinto. É o nome do brigadeiro militar que governou o Estado por 11 anos em quatro mandatos diferentes e Boa Vista por uma vez, além de ter sido deputado federal constituinte por Roraima. Ele morreu em 2007, aos 76 anos.

O Projeto de Lei ainda depende de aprovação dos deputados estaduais para entrar em vigor – no momento, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e depende de aprovação nesta e em comissões temáticas para chegar ao plenário.

“O Parque Anauá tornou-se um importante espaço sociocultural para o estado de Roraima, sendo um local rico e dinâmico, imprescindível para a cidade de Boa Vista e para a afirmação cultural e de pertencimento da população devido toda sua simbologia e história”, enfatizou Tayla na justificativa para convencer os deputados.

A deputada estadual Tayla Peres (Foto: Jader Souza/SupCom ALE-RR)

A parlamentar também relata a biografia do político nascido em Petrolina (PE) em 19 de janeiro de 1931 e formado em Engenharia Civil, Medicina, Engenharia Elétrica, Direito, Ciências Contábeis e Administração, com pós-graduação e mestrados no Brasil e no exterior.

Estátua em memória ao ex-governador de Roraima Ottomar de Sousa Pinto no Centro de Boa Vista, capital de Roraima (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O texto também enfatiza que Ottomar, nos primeiros anos, ganhava dinheiro vendendo cocadas às margens do rio São Francisco e lia cartas de pescadores e barqueiros analfabetos. Ele tinha 17 anos quando iniciou a carreira militar e chegou à patente de brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB) após os 42 anos – é o mais alto posto da corporação.

O brigadeiro chegou a Roraima em 1979 para ser governador do então território federal até 1983 por nomeação de João Batista Figueiredo, o último presidente da ditadura militar (1964-1985). Ottomar também foi deputado federal constituinte (1987-1990), prefeito de Boa Vista (1997-2000) e voltaria a ser governador por duas vezes após a elevação à categoria de Estado (1991-1995 e 2004-2006 e 2007).

Tayla Peres destacou, na justificativa, que Ottomar é lembrado por criar ao menos 17 obras marcantes, incluindo o Parque Anauá em sua primeira gestão como governador. “Para o então Governador do estado, a produção de um espaço público dessa magnitude necessitaria de uma grande força simbólica e de congraçamento em torno da diversidade própria do povo roraimense”, enfatizou.

Leia a Folha Impressa de hoje