A deputada estadual Tayla Peres (PRTB) solicitou a retirada de tramitação do Projeto de Lei que previa mudar o nome do Parque Anauá, o maior de áreas urbanas do Norte, para Parque Governador Ottomar de Sousa Pinto.
O requerimento foi apresentado no dia 22 de outubro ao presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos). Após o pedido, a Procuradoria-Geral da Casa devolveu o projeto à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para providências.
Ao apresentar o projeto, Tayla Peres destacou que o ex-governador é lembrado por criar ao menos 17 obras marcantes, incluindo o Parque Anauá. A proposta virou alvo de críticas das colunas Parabólica e de Jessé Souza, da presidente da Academia Roraimense de Letras (ARL), Cecy Lia Brasil, e de internautas nas redes sociais após o jornal revelar a existência da iniciativa, em agosto.
A imortal da ARL, por exemplo, reconheceu a importância de Ottomar para a história de Roraima, mas afirmou que sua figura está bem representada em homenagens na capital e no interior. “É uma política partidária de interesse, para sair na mídia. Falta de conhecimento, de cultura e de respeito”, disse em entrevista de setembro ao Agenda da Semana, da rádio Folha FM.
O brigadeiro militar Ottomar governou o Estado por 11 anos em quatro mandatos diferentes e Boa Vista por uma vez, além de ter sido deputado federal constituinte por Roraima. Ele morreu em 2007, aos 76 anos.