Política

Deputada Yonny realiza campanha de incentivo à doação de sangue

O Junho Vermelho foi criado através da Lei n° 1.361/2019, de autoria da deputada Yonny, incluindo a campanha no calendário oficial de eventos de Roraima, para conscientizar a população sobre esse gesto de solidariedade

Pelo segundo ano consecutivo, o servidor público Glauberth Oliveira, 31, reserva o dia 14 de junho para ir até o Hemoraima doar sangue, incentivado pela campanha Junho Vermelho, realizada pela deputada estadual Yonny Pedroso (SD), em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.

Acostumado a desfilar na passarela de concursos de beleza, o estudante de Odontologia José Rennoe, de 20 anos, também aderiu à campanha. Durante a coleta, que dura em torno de dez minutos, ele usou com muito orgulho a faixa de Mister Cathedral Estudantil.

“Comecei a doar sangue quando um colega sofreu um acidente e nunca mais parei. Vim aqui hoje para participar da campanha Junho Vermelho e quero convidar todos aqueles que têm boa saúde a vir fazer sua doação também. Esse é um pequeno ato que pode ajudar muita gente e um dia qualquer um de nós também pode precisar”, destacou.

De acordo com a deputada Yonny Pedroso, participaram da ação voluntários e servidores do seu gabinete e da Assembleia Legislativa de Roraima. “Quero fazer um agradecimento especial aos doadores e a todos aqueles que  contribuíram para melhorar o estoque de sangue do Hemoraima”, disse.

O Junho Vermelho foi criado através da Lei n° 1.361/2019, de autoria da deputada Yonny, incluindo a campanha no calendário oficial de eventos de Roraima, para conscientizar a população sobre esse gesto de solidariedade.


O estudante de Odontologia José Rennoe, de 20 anos, também aderiu à campanha (Foto: Abreu Mubarac)

“Esta já é a terceira edição da nossa campanha e o resultado é muito positivo. Muitos voluntários atenderam ao nosso convite e foram até o Hemocentro doar uma bolsa de sangue. Um gesto de solidariedade de grande significado para salvar a vida de muitas pessoas que se encontram neste momento hospitalizadas”, informou a parlamentar.

A campanha, conforme ela, tem foco no mês de junho, mas o objetivo é conscientizar a população a fazer a doação durante todo o ano. “A grande dificuldade hoje dos bancos de sangue é ter doadores fidelizados e é essa cultura que buscamos implementar com o Junho Vermelho”, esclareceu.

O advogado Felipe Souza é doador fidelizado e também atendeu ao convite da campanha Junho Vermelho. “Sou doador desde 2014. É um gesto pequeno, mas que pode fazer uma grande diferença na vida de alguém e eu fico muito feliz de estar aqui hoje, no Dia Mundial do Doador de Sangue”, disse.

Para aqueles que têm medo, Lena Fagundes, de 61 anos, servidora da Assembleia Legislativa desde 1991, garante que o procedimento é rápido e indolor. “Tenho uma coisa muito importante a dizer para todos vocês: essa agulha é grande, mas ela não dói nada. Você tem uma coisa muito valiosa, que ninguém compra, não está na farmácia, não está no supermercado. É seu sangue, que pode ser doado. Sangue é vida! Venha você também fazer esse ato de amor”, convidou

QUEM PODE DOAR

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos, que pesam acima de 50 quilos, são potenciais doadores. É necessário apenas ir ao Hemoraima, preencher o cadastro, passar por uma triagem e se estiver tudo certo, a coleta é feita imediatamente. Após a doação, os voluntários recebem um lanche e têm direito a um dia de folga no trabalho.

O Hemocentro que fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR), com funcionamento de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 12h, e das 13h às 18h.

O atendimento pode ser realizado por agendamento, através do telefone (95) 98404-9593, para evitar aglomerações. O procedimento é seguro.