O deputado federal eleito Albuquerque (Republicanos-RR), de 48 anos, será o primeiro a tomar posse entre todos os 513 deputados do Brasil. A cerimônia de posse da 57ª legislatura (2023/2027) está marcada para 1º de fevereiro, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Isso porque o regimento interno da Câmara estabelece que a posse deve se dar primeiro pela ordem de regiões, começando pelo Norte, depois capitais por ordem alfabética e da mesma forma, os novos deputados.
É com base nessas regras que Albuquerque será o primeiro deputado a tomar posse na Casa. “Agradeço a Deus e ao povo de Roraima por essa honra e serei incansável na busca do desenvolvimento do nosso estado”, afirmou, em texto enviado à imprensa.
Albuquerque foi o quinto deputado eleito mais votado no pleito de 2022, em Roraima, ao receber 14.015 votos. Na nova legislatura, também representarão o Estado: Jhonatan de Jesus (Republicanos), Helena da Asatur (MDB), Duda Ramos (MDB), Stélio Dener (Republicanos), Nicoletti (União Brasil), Zé Haroldo Cathedral (PSD) e Pastor Diniz (União Brasil).
Primeiro dia de trabalho
Em 1º de fevereiro, após a posse, os 513 deputados irão formar os blocos parlamentares. Haverá ainda reunião de líderes para a escolha dos sete cargos da mesa diretora para o biênio 2023/2024. A eleição da mesa começará às 16h30 (de Brasília) – o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas), disputa a reeleição e é, até o momento, o único postulante ao cargo.