Esta semana, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB), por meio da indicação 923/20, cobrou o aumento da ajuda de custo para realização do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Segundo ele, alguns pacientes têm enfrentado sérios problemas devido à falta de condições financeiras.
Para o deputado, a medida é plausível e atende aos anseios da população. “Muitas pessoas reclamam do valor da diária ofertada pelo Governo, que já está há sete anos sem reajuste. O preço da alimentação, da hospedagem e do transporte, por exemplo, aumentou muito nos últimos anos e precisamos nos basear nisso”, afirmou.
Segundo ele, a ajuda de custo não é o suficiente para os pacientes e seus acompanhantes. “Tem gente que escolhe entre pagar o hotel ou se alimentar. Alguns dormem na porta do hospital para economizar e outros passam fome. Muitas famílias são carentes e não têm condições de enviar uma ajuda”, completou Neto.
Ele disse ainda que, neste tipo de situação, em que a pessoa está fragilizada por conta da doença, é dever do Estado evitar tais transtornos. “É vergonhoso ver o cidadão sofrendo desta maneira. Não quero que o Governo custeie todo o processo, mas que dê melhores condições à população”, finalizou.
DADOS – Atualmente, o valor da diária paga ao paciente que viaja com acompanhante é de R$ 89,50 e R$ 64,75 para aqueles que viajam sozinhos. Tais valores são destinados para o custeio da alimentação e hospedagem.
*Com informações da Ascom Neto Loureiro (PMB), jornalista Berto Batalha