Política

Deputado Neto pede regularização de exames contra o câncer

Conforme parlamentar, muitas mulheres têm reclamado da falta de atendimento adequado

Após receber reclamações relacionadas à saúde da mulher em Roraima, o deputado estadual Neto Loureiro (PMB) apresentou indicações ao Governo, cobrando a regularização de exames preventivos contra o câncer de mama e do colo do útero, além da efetivação do direito a acompanhante durante parto.

Conforme denúncias, os serviços não estão funcionando de maneira adequada. “Sabemos que o câncer mata milhares de pessoas por ano, então quanto mais cedo for diagnosticado, melhor. Estou cobrando efetividade porque muitas mulheres têm reclamado que o serviço não funciona e, quando acontece, o resultado demora meses para ser entregue”, afirmou o parlamentar.

DADOS – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano 2030 estima-se 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.

Outro problema exposto por Neto está relacionado ao direito a acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto que, conforme relato de pacientes, não está sendo cumprido na Maternidade Infantil Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista. 

Estudos científicos mostram que a presença de um acompanhante traz grandes benefícios para a mãe e para o bebê, diminuindo a ansiedade, a dor e possíveis complicações.

“Toda mulher precisa de apoio neste momento, é uma situação delicada em que ela precisa de palavras de confiança e conforto, de um aperto de mão, de um abraço. Não podemos abdicar desse direito. Por isso, esperamos que o Estado atenda nossas reivindicações, que são anseios da população”, finalizou o deputado.

*Com informações da Ascom Deputado Estadual Neto Loureiro (PMB), jornalista Berto Batalha