Deputado propõe comissão para enfrentar crise de segurança na fronteira

Nicoletti cita cemitério clandestino e facções venezuelanas em território brasileiro, além de exercícios militares vizinhos sem reação do Governo Lula

O deputado federal Nicoletti (Foto: Divulgação)
O deputado federal Nicoletti (Foto: Divulgação)

O deputado federal Nicoletti (União Brasil-RR) protocolou um requerimento na Câmara dos Deputados para criar uma Comissão Externa para acompanhar, fiscalizar e propor medidas ao governo federal para fortalecer a segurança pública e a defesa nacional na fronteira do Brasil com a Venezuela.

O parlamentar justificativa a iniciativa ao citar a escalada da violência na região, impulsionada pela presença de facções criminosas venezuelanas em território brasileiro e pelo aumento dos índices de homicídios, roubos e invasões a residências, especialmente em Boa Vista e Pacaraima.

Nicoletti também lembra da existência de um cemitério clandestino em Boa Vista para ocultar vítimas dos grupos criminosos. “O cenário na fronteira se agravou nos últimos meses, e a ausência de uma resposta firme por parte do governo federal coloca em risco a vida dos cidadãos brasileiros. Precisamos agir com urgência para restabelecer a ordem e garantir a segurança da população”, destacou.

O deputado ainda citou a recente tensão entre Venezuela e Guiana, desencadeada pelo ditador venezuelano Nicolás Maduro com a ameaça de anexar 75% do território guianense a seu País. Para ele, um eventual conflito militar nesse sentido poderia impactar diretamente o Brasil.

Por fim, Nicoletti acusa suposta invasão de tropas venezuelanas no lado brasileiro da fronteira sem qualquer reação do Governo Lula, a exemplo dos exercícios militares realizados em janeiro. “A criação desta comissão é um passo essencial para defender nossa soberania e proteger a população que vive na fronteira”, declarou o deputado.