Política

Deputado propõe lei que institui Semana do Autismo em Roraima

A ideia é informar que o autismo não é uma doença, e sim um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social

Tramita na Assembleia Legislativa de Roraima um projeto de lei que propõe a criação da Semana Estadual do Autismo. A ideia é informar que o autismo não é uma doença, e sim um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social.

O projeto é do deputado Jorge Everton (PMDB), que indicou que o período de 1º a 7 de abril de cada ano passe a integrar o calendário oficial do Estado de Roraima com esse objetivo.

“O desconhecimento gera preconceitos e atrapalha as famílias com portadores do transtorno. Eles precisam de apoio, seja institucional, seja no dia a dia nas escolas, com o convívio social, e é importante discutir este tema”, ressaltou o deputado.

Neste ano, o Jorge Everton e a vereadora Mayara Ferreira (PMDB) promoveram ações durante a Semana Municipal do Autismo. “A discussão foi muito importante, no entanto, atendemos um público muito pequeno. O ideal é atender um público maior e, para isso, se faz necessário um projeto de conscientização estadual”, esclareceu.

SAIBA MAIS

Além deste projeto, também tramita na casa um projeto de lei do deputado Marcelo Cabral (PMDB), que obriga as escolas públicas e particulares a reservarem no mínimo duas vagas por turma para portadores do transtorno. O projeto ainda está em discussão nas Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa de Roraima, e pode sofrer alterações e emendas.

AUTISMO

Deficiências sociais e de comunicação, interesses restritos, fixos e intensos, fobias, além de comportamentos repetitivos e agressivos são sintomas de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os sinais começam nos primeiros meses de vida.

Com informações da Assembleia Legislativa.