Política

Deputados acompanham investigações sobre assassinato de garimpeiros

O caso veio à tona nas redes sociais e assustou famílias de brasileiros que trabalham naquela região

O massacre de garimpeiros em uma mina na região do município de Tumeremo, no estado Bolívar, na Venezuela, foi tema de debates durante a sessão desta terça-feira, dia 15, na Assembleia Legislativa de Roraima.

O presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), pediu que as comissões de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias, presidida pelo deputado Chico Guerra (PROS) e a Comissão de Ciência, Tecnologia, Relações Fronteiriças e Mercosul, presidida pelo deputado Dhiego Coelho (PSL), solicitassem informações oficiais sobre a notícias.

Jalser pediu que as comissões encaminhassem ofícios à Embaixada do Brasil em Caracas, na Venezuela, e ainda aos vice-consulados brasileiros em Ciudad Guayana e Santa Elena de Uairén, para pedir informações sobre a existência de brasileiros entre os mortos, que começaram a ser identificados nesta segunda-feira, 15.

O caso veio à tona por meio das redes sociais na noite do domingo, 6, e acabou assustando famílias de garimpeiros brasileiros que trabalham naquela região.

Até ontem, dia 14, autoridades venezuelanas ainda negavam a ocorrência, mas uma postagem da fiscal geral da República, cargo equivalente ao de Procurador-Geral da República no Brasil, Luísa Ortega Diáz, no Twitter, confirmou a informação.

De acordo com ela, até ontem, pelo menos 17 corpos já haviam sido encontrados, mas ainda estariam em processo de identificação, uma vez que foram supostamente mutilados e jogados em uma vala comum. Contudo, inicialmente, as informações davam conta de que pelo menos 28 garimpeiros estariam desaparecidos.

“Essa é uma situação que nos preocupa por que, tradicionalmente é uma região muito procurada por garimpeiros brasileiros em busca do sonho de uma vida melhor”, disse.

SISTEMA PRISIONAL

Ainda em sua fala, Jalser Renier pediu que a comissão de Administração, Segurança e Serviços Públicos desta Casa, sob a presidência do deputado Jorge Everton (PMDB), acompanhe a situação do sistema prisional de Roraima e busque informações acerca da fuga de presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, ocorrida na noite do último domingo, dia 13.