A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou, na quarta-feira, um requerimento do deputado Soldado Sampaio (PC do B), convidando o secretário de Segurança Pública de Roraima, Amadeu Soares, para apresentar uma prestação de contas sobre o funcionamento e os custos do Programa Ronda nos Bairros da Polícia Militar. A medida é uma maneira de avaliar a atuação do programa recém-implantado, conforme o autor do pedido.
Sampaio disse que o secretário poderá apresentar dados sólidos sobre o desempenho do programa para que os parlamentares avaliem a política adotada pelo governo, principalmente no que diz respeito ao aluguel de viaturas. “Nós queremos saber por que o Governo do Estado escolheu a locação de veículos. Os parlamentares querem decidir se é possível continuar terceirizando o serviço ou se é mais viável a compra ou a manutenção das viaturas doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública [Senasp]”, frisou.
O parlamentar reconheceu a importância do programa para a Capital e para o Interior, porém, ressaltou que o Estado pode arcar com as despesas do programa e mantê-lo com recursos da Senasp, pactuados por meio de convênio. “É um bom programa e que tem dado resultado. Não se pode negar que a polícia está na rua em todos os bairros. Agora, a administração pública também tem condições de fazer a manutenção das viaturas. O que falta, de fato, é funcionar o serviço de manutenção dessas viaturas”, avaliou.
Ele destacou que a prestação de contas será benéfica para que os deputados possam orientar o governo que assumirá no início do próximo ano sobre o futuro do programa. “Tendo em mãos os resultados apresentados pelo secretário e decidindo qual a melhor maneira de aplicar financeiramente o investimento das viaturas, acredito que poderemos orientar o próximo governo sobre o futuro do programa”, frisou.
PROGRAMA – O Ronda no Bairro é um programa de combate à criminalidade implantado pelo Governo do Estado de Roraima em meados do mês de junho, com o intuito de assegurar à sociedade a prontidão nos atendimentos e ampliação da segurança preventiva, atendendo a 58 bairros da Capital, com carros equipados com telefones móveis que podem receber chamadas da população.
Outra maneira de solicitar o atendimento do Ronda é pelo aplicativo para smartphones, “SOS Ronda”, disponível para Androids, que localiza a viatura mais perto e permite a ligação direta por meio do telefone de contato. O aplicativo também permite que o cidadão acione os telefones emergenciais da Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. (JL)
Política
Deputados cobram prestação de conta do programa Ronda no Bairro da PM
Requerimento foi aprovado para que secretário de Segurança avalie a atuação do programa que funciona na Capital e Interior